CEFET CELSO SUCKOW E ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores/as

  • Marisa Brandão

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.7i9.p6099

Resumen

Este trabalho ressalta aspectos da história do CEFET- Celso Suckow da Fonseca no contexto de transformações da formação profissional no Brasil em dois períodos. Dos anos de 1910 aos de 1940: a mudança de uma formação que desenvolve valores morais junto às classes populares, com um ensino baseado na ‘arte do ofício’, para uma formação que atende às demandas de qualificação exigidas pela incipiente indústria. Dos anos de 1960 aos de 1970: o processo no âmbito das políticas do MEC, onde se misturam e se confundem concepções de “ensino profissionalizante”, “ensino superior”, “educação tecnológica”, dentre outras. Nesse processo surge um novo tipo de ensino superior, em um novo tipo de instituição – os CEFETs. O texto relaciona as mudanças institucionais com as mudanças mais gerais das políticas públicas voltadas para a formação profissional, posto estarem atreladas aos caminhos econômicos que o país traça a partir do embate de interesses em disputa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

Brandão, M. (2009). CEFET CELSO SUCKOW E ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Trabalho Necessário, 7(9). https://doi.org/10.22409/tn.7i9.p6099

Número

Sección

Artigos do Número Temático