TECNOLOGÍA Y MOVIMIENTOS SOCIALES: CONSTRUCCIÓN DE HERRAMIENTAS PARA LA COMERCIALIZACIÓN DE PRODUCTOS DE LA REFORMA AGRARIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v22i48.62413Resumen
Este artículo sistematiza las acciones del proyecto "Construcción de Herramientas de Comercialización de Productos de la Reforma Agraria en Río de Janeiro", realizado entre agosto de 2021 y diciembre de 2022 en el Armazém do Campo de Río de Janeiro, del MST. El proyecto, ejecutado como investigación-acción, desarrolló un sistema de ventas para atender diferentes regiones y núcleos de comercialización en el estado. La producción de sistemas de código abierto y la elaboración participativa permitieron crear un entorno virtual de comunicación entre consumidores y productores, acercando la ciudad y el campo.
Palabras clave: Tecnología Social, Software Libre, Canastas Agroecológicas, Reforma Agraria.
Descargas
Citas
ADDOR, F. Extensão tecnológica e Tecnologia Social: reflexões em tempos de pandemia. NAU Social, 11(21), 395–412, 2020.
ADDOR, F; ALMEIDA, L. R. M. de. Transformação do modo de produção agrícola e o papel das cestas de produtos orgânicos e agroecológicos. ORG & DEMO, v. 22, p. 111-138, 2021.
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
ALVEAR, C. A. S. Tecnologia e participação: sistemas de informação e a construção de propostas coletivas para movimentos sociais e processos de desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
ALVEAR, C. A. S; HORA, L. B. P; SILVA, F. D. M; GRAÇA, P. J. M. T; FERREIRA, R. C. B; AMORIM, G. A. Sistema Integrado de Comercialização para Produtos da Agricultura Familiar, International Journal of Engineering, Social Justice and Peace, 7, 68-89, 2020.
BRIA, F; MOROZOV, E. A cidade inteligente: tecnologias urbanas e democracia. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
DAGNINO, R; BRANDÃO, F. C; NOVAES, H. T. Sobre o marco analítico-conceitual da tecnologia social. In: PAULO, A. et al. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.
DAGNINO, R. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Eduepb, 2014.
FOWLER, M; HIGHSMITH, J. The agile manifesto. Software Development, v. 9, n. 8, p. 28-35, 2001.
FURTADO, A. S. de S; SARMENTO DA SILVA, T. M; LINS LIRA, W; PACHECO, K; PICASSO, R; ALVEAR, C. A. S. de; ALVES DOS SANTOS, M. V; DE ABRANTES FIGUEIREDO, P. C. A construção do Sistema de Comercialização da Feira Interinstitucional Agroecológica: um caminhar colaborativo pró soberania alimentar. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 1, p. 15–37, 2023. Disponível em: https://owl.tupa.unesp.br/recodaf/index.php/recodaf/article/view/161.
GNU. O que é o software livre? 2022. Disponível em http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html. Último acesso em 20 de fevereiro de 2024.
INSTITUTO TRICONTINENTAL DE PESQUISA SOCIAL. Big Techs e os desafios atuais para a luta de classes, Dossiê n. 46, 01 de Novembro. 2021. Disponível em: https://thetricontinental.org/pt-pt/dossier-46-big-tech/
KELTY, C. M. Two bits: The cultural significance of free software. Duke University Press, 2008.
MALUF, R. S. Mercados agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, v. 25, n. 1, 2004.
MIRANDA, C. M. Sistemas de comercialização de produtos agroecológicos: Uma análise do projeto de extensão TICDEMOS. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023.
PRIMO, R. S. O discurso do global nas comunidades de software livre: estudo de caso do WordPress. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2017.
RETIÉRE, M. I. H. Agricultores inseridos em circuitos curtos de comercialização: modalidades de venda e adaptações dos sistemas agrícolas. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
SCHULER, D; NAMIOKA, A (Eds.). Participatory Design: Principles and practices. Hillsdale, NJ: CRC Press, 1993.
SILVEIRA, S. A. Software livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2002.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 8a edição. São Paulo: Addison Wesley, 2007.
TANAKA, J; PORTILHO, F. Ambiguidades da politização do consumo:: o caso do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na cidade do Rio de Janeiro. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, v. 39, n. 2, p. 344-358, 2019.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Trabalho Necessário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.