PASSANTÍA EDUCATIVA-PROFESSIONAL A NIVEL SECUNDARIO: PERSPECTIVAS PROBLEMATIZADORAS EN LAS INVESTIGACIONES DE MÁSTER DEL PROFEPT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.62926

Resumen

Este artículo analizó las perspectivas de la pasantía profesional de nivel secundário expresadas y problematizadas en las investigaciones realizadas en el máster ProfEPT (2019-2023), destacando la relevancia de las dimensiones de trabajo y educación integral. En esta dirección, realizamos una investigación bibliográfica con 11 tesis de master y, por medio del Análisis de Contenido, alcanzamos a dos categorías. Estos, de forma general, revelaron um discurso combativo hacia la formación unilateral en la pasantía, además de resaltar el Trabajo basado en el principio educativo como una necesidad de la pasantía en la Educación Profesional y Tecnológica de nivel secundario.

Palabras clave: Educación Profesional y Tecnológica; Pasantía Educativa-Profesional; ProfEPT.

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Biografía del autor/a

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Cursou o mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFAM nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018.

Talita de Brito Franco, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), especialização em Metodologia do Ensino à Docência Superior (2015) e em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2021). Já atuou como professora de Informática nos cursos técnicos do Centro Literatus e do Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (CETAM). Tem experiência na área de Licenciatura e Ciência em Computação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos temas referentes à informática e educação.

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Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Chaves da Silva, G. A., Botelho Mourão, A. R., & de Brito Franco, T. (2024). PASSANTÍA EDUCATIVA-PROFESSIONAL A NIVEL SECUNDARIO: PERSPECTIVAS PROBLEMATIZADORAS EN LAS INVESTIGACIONES DE MÁSTER DEL PROFEPT. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.62926

Número

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