TODOS PELA EDUCAÇÃO E O EPISÓDIO COSTIN NO MEC: A PEDAGOGIA DO CAPITAL EM AÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Autores/as

  • Olinda Evangelista
  • Roberto Leher

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.10i15.p6865

Palabras clave:

Todos pela educação, política educacional, público - privado na educação brasileira, setores dominantes, movimentos sociais.

Resumen

O presente artigo analisa como os setores dominantes interferem nas políticas educacionais públicas por meio de uma coalizão de grupos econômicos organizados no Compromisso Todos pela Educação (TPE). O estudo parte da discussão do chamado episódio Costin no MEC, ocorrido em novembro de 2012, e examina as principais nervuras da política educacional pretendida pelo TPE que motivaram milhares de educadores a se manifestar contra a sua nomeação. Defende, nos termos de Fernandes (1989), a necessidade de um novo ponto de partida para as lutas em defesa da educação pública.

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Publicado

2018-06-13

Cómo citar

Evangelista, O., & Leher, R. (2018). TODOS PELA EDUCAÇÃO E O EPISÓDIO COSTIN NO MEC: A PEDAGOGIA DO CAPITAL EM AÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. Revista Trabalho Necessário, 10(15). https://doi.org/10.22409/tn.10i15.p6865

Número

Sección

Artigos do Número Temático