EDWARD P. THOMPSON: MÉTODO, CATEGORIAS ANALÍTICAS E FENÔMENOS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Zuleide Silveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.12i18.p8592

Palabras clave:

Edward P. Thompson, materialismo histórico dialético, categorias analíticas.

Resumen

Este texto tem como objetivo primeiro resgatar as contribuições teóricometodológicas do historiador inglês Edward Palmer Thompson (1924-1993), tendo em conta seu debate sobre a "lógica histórica" e as categorias analíticas da concepção materialista da história. Segundo, recuperar, nos limites deste artigo, a discussão em torno do conceito de cultura e de alguns de seus aspectos junto às noções de classe social, luta de classes, consciência e experiência de classe, analisando criticamente as implicações do pensamento pós-moderno nos estudos culturais. Em seguida, busca argumentar a pertinência do contributo thompsoniano para a investigação dos fenômenos educacionais retomando as categorias classe social, consciência de classe, cultura e experiência. À guisa de conclusão, retoma o método teórico-metodológico de Thompson para afirmar sua atualidade e contribuição à análise dos fenômenos educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

Silveira, Z. (2014). EDWARD P. THOMPSON: MÉTODO, CATEGORIAS ANALÍTICAS E FENÔMENOS EDUCACIONAIS. Revista Trabalho Necessário, 12(18). https://doi.org/10.22409/tn.12i18.p8592