TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO PAUTA DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO DE PESQUISA

Autores/as

  • Carmen Sylvia Moraes

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.13i20.p8615

Palabras clave:

Educação e trabalho, ensino médio integrado, educação profissional.

Resumen

Tendo como ponto de partida estudos desenvolvidos em minha trajetória de pesquisa, o texto propõe introduzir algumas reflexões sobre os desafios teóricos presentes na relação trabalho e educação e as dificuldades na constituição do referido domínio de conhecimento. Pretende, também, analisar a pertinência e contribuição deste debate para o desenvolvimento de políticas públicas relativas à conformação do ensino médio e, em particular, do ensino médio integrado. Com esses objetivos, a partir de uma leitura crítica das Teorias da Reprodução propiciada pelas contribuições de H. Lefebvre, P. Naville e L. Tanguy, entre outros, retoma algumas formulações sobre a escola e a educação profissional, para, na sequência, discutir a proposta de educação unitária na obra de Gramsci e suas implicações à organização do ensino médio.

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Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Moraes, C. S. (2015). TRABALHO E EDUCAÇÃO COMO PAUTA DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO DA ANPED. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO DE PESQUISA. Revista Trabalho Necessário, 13(20). https://doi.org/10.22409/tn.13i20.p8615

Número

Sección

Artigos do Número Temático