EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EXPANSÃO MERCANTIL DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores/as

  • Alisson Paula

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.14i23.p9603

Palabras clave:

Educação a distância, expansão mercantil, educação superior.

Resumen

Este texto propõe-se a analisar a política de Educação a Distância e suas implicações para a Educação Superior, visando a desvelar o caráter mercadológico da expansão de vagas no nível de ensino em tela, que surge sob o véu de democratização. A metodologia utilizada baseia-se no método dialético marxista, por apreender o objeto considerando-o como unidade do diverso, isto é, complexo de complexos. O eixo articular metodológico trata de uma análise documental. Assim, analisaram-se os documentos do Banco Mundial, Censo de Educação Superior de 2013 e da Unesco. Dessa forma, constatou-se que a política de Educação a Distância é utilizada como estratégia de ampliação do acesso para o Ensino Superior, a qual está calcada na noção de diversificação das fontes de financiamento desse nível de ensino. Assim, compreende-se a educação superior como um nicho mercantil imprescindível para o atual modo de acumulação do capital.

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Publicado

2016-04-30

Cómo citar

Paula, A. (2016). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EXPANSÃO MERCANTIL DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista Trabalho Necessário, 14(23). https://doi.org/10.22409/tn.14i23.p9603

Número

Sección

Artigos do Número Temático