“SER CRIANÇA” NO BRASIL: CONCEPÇÕES E DISPUTAS NA SOCIEDADE DE CLASSES

Autores/as

  • Flavia Lamare

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.14i24.p9614

Palabras clave:

Educação infantil, pedagogia da infância, neoliberalismo.

Resumen

No presente artigo pretendemos demonstrar a filiação filosófica e ideológica da Pedagogia da Infância com a concepção neoliberal e pós-moderna de educação. A compreensão de formação é articulada à ideia de infância como um momento único e determinante no desenvolvimento humano, difundindo a concepção de que as creches e pré-escolas (voltadas para a classe trabalhadora) não devem ser “escolas” ou espaços de perpetuação e produção do conhecimento, mas de socialização, inclusão e coesão social. Ressalta-se a renovação das formas de dominação do capitalismo neoliberal, estabelecendo nexos entre o caso brasileiro e a economia política internacional.

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Publicado

2016-09-30

Cómo citar

Lamare, F. (2016). “SER CRIANÇA” NO BRASIL: CONCEPÇÕES E DISPUTAS NA SOCIEDADE DE CLASSES. Revista Trabalho Necessário, 14(24). https://doi.org/10.22409/tn.14i24.p9614

Número

Sección

Artigos do Número Temático