O BID E A AGENDA DO CAPITAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS

Autores/as

  • Allan Seki
  • Hellen Costa
  • Mariano Melgarejo
  • Olinda Evangelista

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.15i26.p9625

Palabras clave:

Política educacional, educação municipal de Florianópolis, banco interamericano de desenvolvimento.

Resumen

A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apresentaram uma minuta de acordo, negociada desde 2012, cujo objetivo declarado é expandir a cobertura e melhorar a qualidade da educação infantil e do ensino fundamental. Nosso trabalho examina o acordo e discute algumas de suas concepções e possíveis desdobramentos funestos para a educação municipal. Sem pretensões de esgotar a questão, buscamos compreender algumas das determinações mais gerais que possibilitaram o Acordo PMF-BID e argumentamos, principalmente, em torno de três eixos (gestão, avaliação e formação docente), que possibilitam aproximações sobre o sentido da reforma proposta.

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Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Seki, A., Costa, H., Melgarejo, M., & Evangelista, O. (2018). O BID E A AGENDA DO CAPITAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS. Revista Trabalho Necessário, 15(26), 30-50. https://doi.org/10.22409/tn.15i26.p9625

Número

Sección

Artigos do Número Temático