PROJOVEM URBANO: JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS HISTÓRICOS DE UM PROJETO SOCIETÁRIO EXCLUDENTE

Autores/as

  • Leandro Gaspar

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.15i26.p9630

Palabras clave:

Educação de jovens e adultos, qualificação profissional, inclusão social.

Resumen

O artigo tem por objetivo analisar a Educação de Jovens e Adultos no contexto das políticas educacionais, especificamente, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano). A problemática que insurge desse debate recai na proposta de inclusão social que o Partido dos Trabalhadores tem direcionado à juventude brasileira. Utilizando de fragmentos da pedagogia socialista para dar um novo sentido às políticas de governo, o Estado passa a utilizar o discurso voltado à qualificação social com vistas a proporcionar o desenvolvimento humano. Contudo, o resultado dessa pesquisa aponta para um cenário caótico de precarização na oferta, qualidade social dos cursos e mau uso do dinheiro público, com experiências frustrantes quanto às expectativas dos sujeitos históricos atendidos pelo programa. O objetivo de proporcionar a inclusão social através da qualificação profissional vem materializando-se numa política assistencialista, cuja prática pedagógica resgata a teoria do capital humano em seus fundamentos, reproduzindo a força de trabalho simples necessária à reprodução do capital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-06-28

Cómo citar

Gaspar, L. (2018). PROJOVEM URBANO: JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS HISTÓRICOS DE UM PROJETO SOCIETÁRIO EXCLUDENTE. Revista Trabalho Necessário, 15(26), 142-175. https://doi.org/10.22409/tn.15i26.p9630

Número

Sección

Artigos do Número Temático