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OUI, JE PEUX : LA MARCHE DU MST VERS L'ÉLIMINATION DE L'ANNABLISSEMENT DANS LES DOMAINES DE RÉFORME AGRICOLE

Auteurs

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https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50824

Résumé

Cet article aborde des sujets de grande importance dans la recherche de l'éradication de l'analphabétisme au Brésil et présente une analyse de la mise en œuvre du projet d'alphabétisation des jeunes et des adultes « Sí, puedo », promu par le Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra - MST, en la région nord-est du Brésil. Pour cela, nous cherchons à situer la réalité de l'analphabétisme au Brésil et à comprendre comment fonctionne la méthode cubaine, si cela a inspiré le projet MST. Avec plus de 2 000 écoles publiques créées et plus de 200 000 alphabétisés, le MST démontre la faisabilité de surmonter les inégalités d'accès à l'éducation au Brésil et affirme les possibilités d'utiliser un projet qui s'est avéré extrêmement efficace dans le processus d'alphabétisation des adultes.

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Bibliographies de l'auteur

Ana Maria Baldo, UERGS

Graduada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim. Aperfeiçoamento em Processos Pedagógicos na Educação Básica pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Mestranda em Educação em Mestrado Profissional em Educação - PPGED na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Membro do Grupo de Pesquisa: GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais, vinculado à CNPq; e do Observatório da Educação do Campo - vinculado à UFRGS. Professora da Educação Básica da Rede Pública.

Elisete Enir Bernardi Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Pedagogia (1996). Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA - Universidade Federal do Rio Grande do Sul  UFRGS (2006-2007) e Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2005). Doutorado em Educação (2007-2011) pela UNISINOS. Servidora Federal desde 2013 - sendo professora adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito, atuando no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (2013-2014) e desde 2014 atua como professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral norte, Departamento Interdisciplinar, lecionando disciplinas no Curso de Pedagogia - EAD e na Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Atua também como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Campus Osório-RS. Coordenadora/líder do Grupo de Pesquisa: GIPEJA - Grupo interdisciplinar de pesquisas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: direito, políticas públicas e processos educacionais. Cadastrado no CNPQ.

Publiée

2021-11-12

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