A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA CONTRARREFORMA TRABALHISTA PARA O TRABALHO DOCENTE

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57626

Résumé

A presente tese tem como tema central o processo de modificações do trabalho docente nas escolas públicas estaduais, a partir da implementação da reforma do ensino médio (REM) em curso no Brasil. Em face disso, procuramos compreender as relações entre um conjunto de documentos, que, alinhados e complementares à Lei nº. 13.415/2017, repercutiram nas condições de realização desse trabalho, instituindo novas formas de expropriação de direitos dos (as) professores (as) das escolas públicas estaduais. As mudanças vinculadas a esse processo se relacionam e vêm se desenvolvendo, intensificando e se revelando como parte de uma tendência que parece se constituir a partir de uma multiplicidade de causas, processos e aspectos vinculados a modificações no mundo do trabalho no século XXI (ANTUNES, 2018).

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Vera Nepomuceno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ) - Brasil. Docente do Ensino Básico da secretaria municipal de educação da Prefeitura de Duque de Caxias (SME/DC) e do Estado do Rio de Janeiro - Brasil. 

Références

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

GURGEL, C.; JUSTEN, A. Marxismo e Políticas Públicas. 35º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, de 24 a 28 de outubro de 2011, em Caxambu/MG. Anais, ISSN 2177-3092.

POULANTZAS, N. O Estado, o poder e o socialismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

Publiée

2023-04-13