v. 9 n. 18 (2022): Ensaios de Geografia

					Visualizar v. 9 n. 18 (2022): Ensaios de Geografia

CAPA

Largo do Sol, Ilha da Conceição, Niterói, 27 de setembro de 2021.

 

Mais uma tarde de 27 de setembro, dia da celebração à São Cosme e Damião e conhecido aqui na Ilha da Conceição como "Dia de Pegar Doce". Pela primeira vez saí nas ruas desse bairro que nasci, cresci e peguei muito doce, para fotografar as crianças na rua, com suas grandes mochilas e suas mãos melecadas de açúcar. 

Tenho lembranças incríveis dos meus "dias de pegar doce" e essa data no ano de 2021 foi muito importante pra mim, todas as mães, tias e as próprias crianças posaram para fotos e adoraram o fato de ter alguém registrando esse dia movimentado na comunidade. Encontrei ex-professoras, parentes e antigas amigas com seus filhos na rua.

No meio do caminho encontrei uma senhora passeando com um cachorro e um gato na coleira, ela estava vestida com uma camisa com camuflagem de exército e uma saia vermelho-sangue. Paramos para conversar e a senhora me disse que os bichinhos adoram passear, que ela nem morava no bairro e que também estava na rua para observar as crianças. Eu disse à ela que quando criança, muitas vezes eu pegava carona nos ônibus e vans dentro do bairro para ir até em casa descarregar a minha mochila de doces de tão cansada que eu ficava de correr pelas ruas durante todo o dia.

Enquanto direcionava o pequeno gatinho para eu fotografar, ela me pediu para não fotografar o seu rosto. Deixo aqui o meu registro dessa senhora que me proporcionou um encontro tão inusitado e um clique de alguém que já andou muito, mas que eu não esperava encontrar nesse dia ensolarado e cheio de crianças correndo na rua.

 

Canon T7, lente 18-55mm

 

Ariany Fernandes
Fotógrafa 
Contato: ariany.contato@gmail.com

 

Publicado: 31-08-2022

Artigos

  • ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DO COMPONENTE FÍSICO-NATURAL SOLO NA FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Anderson Felipe Leite dos Santos, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo, Maria Marta dos Santos Buriti
    12-40
    DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.50270
  • A GEOGRAFIA FÍSICA a necessidade de uma abordagem mais integradora na relação sociedade x natureza

    Carlos Augusto Abreu Tórnio
    41-67
    DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.53282
  • ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DE NASCENTES PROTEGIDAS PELO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL – RIO RURAL, MICROBACIA DO RIO FAGUNDES, PARAÍBA DO SUL (RJ) conflitos, lacunas e alternativas

    Cintia de Andrade Corrêa, Nadja Maria Castilho da Costa, Miguel Fernandes Felippe
    68-97
    DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.50227
  • CORPO-ESPAÇO NA FLUIDEZ DA PAISAGEM

    Guido Lins Bragioni
    98-110
    DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52092
  • O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS desafios e possibilidades de uma práxis revolucionária

    Silvano Artur Busch Vergutz, Marsiel Pacífico
    111-126
    DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.51028
  • A METRÓPOLE SOB ENFOQUE DA VOZ PERIFÉRICA o rap no ensino de Geografia

    Victor Hugo Sodré da Costa, Ana Claudia Ramos Sacramento
    127-148
    DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52291
  • QUE ROSTOS TEM O ENSINO DE GEOGRAFIA?

    Victor Pereira de Sousa
    149-167
    DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52879

Entrevistas

  • ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O ENSINO DE GEOGRAFIA entrevista com a Professora-Pesquisadora Larissa Lima

    Marcia Thaís de Oliveira Machado, Denizart Fortuna, Diego Carlos Pereira
    168-178
    DOI: https://doi.org/10.22409/eg.v8i18.52677

Leituras