O impacto do stress/saúde e qualidade de vida no desempenho docente: estudo comparativo entre Portugal e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982Palavras-chave:
avaliação de desempenho docente;, stress;, saúde;, qualidade de vida;, motivaçãoResumo
A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento para escolas e professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a motivação do corpo docente e a reflexão sobre a prática. Entendendo que o desempenho dos professores pode ser afetado por diversos fatores, este estudo teve como objetivo investigar o impacto do stress/saúde e qualidade de vida sobre a atividade docente. Para tal, foram realizadas entrevistas com 30 professores de duas instituições de ensino particular em Portugal e no Brasil. A partir das respostas, foram criadas categorias à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a maioria dos professores, 27 dos entrevistados, reconhece o impacto que o stress provoca em suas práticas e, sinaliza que o trabalho (nove professores) e a indisciplina dos alunos (14 professores) são os principais agentes desencadeadores de perda de qualidade de vida. Sendo assim, este estudo contribui para uma reflexão sobre a importância de se pensar estratégias para a melhoria da qualidade de vida dos professores
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