Validity evidence based on response process in the Cloze test

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5817

Keywords:

error analysis, Cloze technique, elementary school

Abstract

This study aims to explore the errors differences presented in a Cloze test of kids’ extreme punctuations and find evidences of the validity for answer process. 277 students from third, fourth and fifth grades of public education of São Paulo participated on the survey. For data collection, which occurred collectively, it was held a traditional Cloze test that substitutes the fifth words for a dash of the same size of the word hidden, as well as verbatim correction. Results showed evidences of validity based on answer process, indicating answer divergences between students with high punctuation and low punctuation. Data discussion points some implications about cognitive process involved on the emission of kids’ answers.

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Author Biographies

Neide de Brito Cunha, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, MG, Brasil / Centro Paula Souza - Fatec Bragança Paulista, Bragança Paulista, SP

Doutora em Psicologia, na área Educacional, e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e em Avaliação Psicológica Educacional pela USF. Licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo e em Pedagogia pela USF. Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e do Centro Paula Souza onde foi também Orientadora de Polo de Curso EAD. Docente de cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Experiência nas áreas de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita, avaliação psicoeducacional e metodologia de pesquisa. Membro do corpo editorial da Revista Avaliação Psicológica (2011/2014). Revisora da Revista Argumentos Pró-Educação. Editora Associada da Revista Educação: Teoria e Prática da Unesp de Rio Claro.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco, Campinas, SP

Graduação em Psicologia (1971) e mestrado em Psicologia Clínica (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Professora titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e integrante do Conselho Federal de Psicologia no XIII Plenário (2005-2007) e XIV Plenário (2008-2010). Membro do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (2009-2010; 2014-atual). Editora das revistas: Psicologia Escolar e Educacional (2000-2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005-2010) e Avaliação Psicológica (2011-2016). Integrante da equipe de coordenação da BVS-Psi ULAPSI (2012-2014) e da comissão de avaliação de livros da CAPES (2011-2016). Membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014-2017). Coordenadora-adjunta da área de Psicologia da CAPES (2018-2021). Bolsista Produtividade do CNPq 1A.

Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC, do Programa de Mestrado em Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia escolar e Construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas em diferentes contextos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação psicoeducacional, psicometria, validação de instrumentos de medida, dificuldades do processo de ensino e aprendizagem, psicologia do desenvolvimento e metodologia de pesquisa. Membro da diretoria atual (2017) do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica na função de tesoureira. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

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Published

2018-11-26

How to Cite

CUNHA, N. DE B.; SANTOS, A. A. A. DOS; OLIVEIRA, K. L. DE. Validity evidence based on response process in the Cloze test. Fractal: Journal of Psychology, v. 30, n. 3, p. 330-337, 26 Nov. 2018.

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