Evidências de validade por processo de resposta no Cloze
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i3/5817Palabras clave:
processo de resposta, técnica de cloze, ensino fundamentalResumen
O objetivo deste estudo foi explorar as diferenças qualitativas nos erros apresentados em um Teste de Cloze nas pontuações extremas de crianças e encontrar evidências de validade por processo de resposta. Participaram 277 alunos matriculados nos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental público do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados, que ocorreu de forma coletiva, foi empregado o teste de Cloze estruturado de forma tradicional, na qual se omitem todos os quintos vocábulos do texto e no local coloca-se um traço de tamanho proporcional ao da palavra omitida, bem como a correção verbatim. Os resultados evidenciaram evidências de validade baseadas no processo de resposta, indicando também divergências nas respostas entre os alunos que pontuaram menos e aqueles que obtiveram maiores pontuações. A discussão dos dados aponta para algumas implicações acerca dos processos cognitivos envolvidos na emissão das respostas das crianças.
Descargas
Citas
ABRAHAM, R. G.; CHAPELLE, C. A. The meaning of Cloze test scores: an item difficulty perspective. The Modern Language Journal, Iowa City, v. 76, n. 4, p. 468-479, winter, 1992.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION. Standards for educational and psychological testing. Washington, DC: APA, 1999.
ANASTASI, A. Testes psicológicos (1961). Tradução de Dante Moreira Leite. 2. ed. São Paulo: EPU, 1977.
ANASTASI, A.; URBINA, S. Testagem Psicológica. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
COHEN, J. H. The effect of content area material on Cloze test performance. Journal of Reading, Newark, v. 19, n. 3, p. 247-250, 1975.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 002/2003. Brasília: CFP, 2003. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/05/resoluxo022003.pdf. Acesso em: 23 jul. 2015.
CUNHA, N. B.; SANTOS, A. A. A. Validade por processo de resposta no teste de Cloze. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 21, n. 3, p. 549-562, 2009. CrossRef.
CUNHA, N. B.; SANTOS, A. A. A. Estudo de validade do questionário de avaliação de consciência metatextual. Psicologia: teoria e prática [online]. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 141-154, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872014000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 jul. 2015.
GARCÍA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MACÍAS, A. B. La consulta a expertos como estrategia para la recolección de evidencias de validez basadas en el contenido. Investigación Educativa, Durango, v. 7, n. 2, p. 5-14, jul./dez. 2007.
MESSICK, S. Validity of psychological assessment. Validation of inferences from person´s responses and performances as scientific inquiry into score meaning. American Psychologist, v. 50, n. 9, p. 741-749, 1995. CrossRef
MOTA, M. M. P. E.; SANTOS, A. A. A. O Cloze como instrumento de avaliação de leitura nas séries iniciais. Psicologia Escolar e Educacional [online], Maringá, v. 18, n. 1, p. 135-142, 2014. CrossRef
NUNES, C. H. S. S.; PRIMI, R. Avaliação Psicológica: diretrizes na regulamentação da profissão. In: SANTOS, A. A. A. et al. (Org.). Aspectos técnicos e conceituais da ficha de avaliação dos testes psicológicos. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2010. p. 101- 128.
OLIDEN, P. E. Sobre la validez de los tests. Psicothema, Oviedo, v. 15, n. 2, p. 315-321, maio/jul. 2003. Disponível em: http://www.psicothema.com/psicothema.asp?id=1063. Acesso em: 12 out. 2015.
PADILLA, J. L.; BENÍTEZ, I. Validity evidence based on response process. Psicothema, Oviedo, v. 26, n. 1, p. 136-144, 2014. Disponível em: http://www.psicothema.com/pdf/4171.pdf. Acesso em: 27 Sept. 2016.
PAGE, W. D. The post-oral reading Cloze test: new link between oral reading and comprehension. Journal of Reading Behavior, Chicago, v. 7, n. 4, p. 383-389, 1975. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.860.7161&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 11 jan. 2013.
PRIETO, G.; DELGADO, A. R. Medición cognitiva de las aptitudes. In: OLEA, J.; PONSODA, V.; PRIETO, G. (Ed.). Tests informatizados: fundamentos y aplicaciones. Madrid: Pirâmide, 1999. p. 207-226.
PRIMI, R. Inteligência, processamento de informação e teoria gestalt: um estudo experimental. 1995. Dissertação (Mestrado em Psicologia)_Departamento de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. 1995.
PRIMI, R. Desenvolvimento de um instrumento informatizado para a avaliação do raciocínio analítico. 1998. Tese (Doutorado em Psicologia)_Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
RUEDA, F. J. M.; SISTO, F. Versão preliminar do teste pictórico de memória: estudo de validade. Estudos de psicologia, Campinas, v. 25, n. 2, p. 223-231, 2008. CrossRef
SANTOS, A. A. A. Desenvolvimento do hábito de leitura e compreensão de textos através da aplicação de fichas: um estudo com adolescentes carentes. 1981. Dissertação (Mestrado)_Pontifícia Universidade de Campinas, Campinas, 1981.
SANTOS, A. A. A. Evidências de validade de critério para o Teste de Cloze. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, São Paulo, 2005.
SANTOS, A. A. A. et al. O teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 549-560, set./dez. 2002. CrossRef
SANTOS, A. A. A.; CUNHA, N. B. Consciência metatextual: evidências de validade para instrumento de medida. Psico-USF [online], v. 17, n. 2, p. 233-241, 2012. CrossRef
SANTOS, A. A. A.; SISTO, F. F.; NORONHA, A. P. P. TONI 3 - Forma A e Teste de Cloze: evidências de validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 399-405, 2010.
SUEHIRO, A. C. B.; MAGALHAES, M. M. S. Relação entre medidas de avaliação da linguagem escrita em estudantes do ensino fundamental. Psico-USF [online], Itatiba, v. 19, n. 3, p. 489-498, 2014. CrossRef
SUEHIRO, A. C. B.; SANTOS, A. A. A. Compreensão de leitura e consciência fonológica: evidências de validade de suas medidas. Estudos de psicologia (Campinas) [online], Campinas, v. 32, n. 2, p. 201-211, 2015. CrossRef
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.