v. 32, n. esp. (2020): Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia

Editorial

  • Escola, professor e autoridade

    Elizabeth Tunes, Zoia Ribeiro Prestes (Organizadoras)
    183-184
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38849

Dossiê O professor sem voz: tensões na escola contemporânea e desafios para a psicologia

  • A autoridade do professor na sociedade escolarizada

    Elizabeth Tunes, Zoia Ribeiro Prestes
    185-189
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38850
  • Compreensão de professores acerca dos motivos da agressão de estudantes

    Vladimir Sobkin, Anna Fomitchenko
    190-198
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38851
  • O professor e sua responsabilidade na sociedade contemporânea

    Ingrid Lilian Fuhr
    199-203
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38852
  • Percepção do professor como autoridade pelos estudantes

    Oleg Kravtsov
    204-209
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/38884
  • Relação entre habilidades sociais, estresse, idade, sexo, escola e série em adolescentes

    Sheila Francisca Machado, Sérgio Henrique de Souza Alves, Patrícia Fagundes Caetano
    210-217
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/39792
  • Relação entre presenteísmo, síndrome de burnout e liderança ética em organizações escolares

    Viviane Pinheiro Lourenço, Amalia Raquel Pérez-Nebra, Aristides Isidoro Ferreira, Marina Kohlsdorf
    218-226
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40568
  • Formação contínua de professores e a teoria histórico-cultural na educação infantil

    Marta Chaves
    227-232
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/41036
  • Educação popular: instrumento de formação, luta e resistência no projeto educativo do MST

    Márcia Mara Ramos
    233-238
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40984
  • O olhar estereoscópico para a ontogênese: desafiando o professor

    Elena Gorlova
    239-242
    DOI : https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/40987