REFLEXÕES SOBRE AFETIVIDADE E RACIONALIDADE NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA A PARTIR DE JOHN DEWEY

Autores

  • Patricia Neumann Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Emerson Luís Velozo Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39315

Palavras-chave:

Afetividade. Racionalidade. Educação. Dewey

Resumo

O objetivo deste artigo é pensar sobre a afetividade e a racionalidade na experiência educativa entre professores e estudantes. A base teórica foi a teoria pedagógica de Dewey, especialmente a obra Democracia e Educação de 1916. O método foi o exercício de pensamento. O trabalho na educação é necessariamente interpessoal, no qual se ensinam e aprendem conhecimento, valores e hábitos sociais. Professores podem ter um significativo espaço na vida dos estudantes e isto implica em responsabilidade e habilidades nas relações. Considera-se que a experiência educativa, na qual a relação entre afetividade e racionalidade é elemento central, é um dos meios para a mudança, a desconstrução e a reconstrução de conhecimento e de sentidos, ambos fundamentais em uma sociedade democrática.

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Biografia do Autor

Patricia Neumann, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduada em Psicologia. Mestra em Educação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento Humano e do Laboratório de Psicologia Educacional do Departamento de Pedagogia na UNICENTRO.

Emerson Luís Velozo, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Licenciatura, mestrado e doutorado em Educação Física. Professor adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro Oeste.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Neumann, P., & Velozo, E. L. (2019). REFLEXÕES SOBRE AFETIVIDADE E RACIONALIDADE NA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA A PARTIR DE JOHN DEWEY. RevistAleph, (32), 219-245. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39315

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas