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  • Nova edição da Revista Trabalho Necessário

    2024-02-26

    Caros/as  leitores/as:

    É com prazer que anunciamos a publicação da nova edição da Revista Trabalho Necessário, TN 47: Trabalho, história e memória dos povos de "Nuestra América" - Tomo 2. Convidamos a realizar essa leitura pelo nosso site: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/index. A Trabalho Necessário é organizada por números temáticos, respeitando, no entanto, as produções de demandas espontâneas, buscando realizar a divulgação de conhecimentos e processos na perspectiva da ciência aberta. Sintam-se bem vindos/as para conhecerem a nova edição e  para explorarem nossas edições anteriores; como também a encaminharem artigos de suas produções que tenham afinidade com a Política Editorial da TN.
    Agradecemos pelo interesse em nosso trabalho e pela divulgação em suas redes sociais.

    Atenciosamente.

    Lia Tiriba e Jacqueline Botelho

    Editoras da Revista Trabalho Necessário

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  • Chamada de artigos para TN 46 (Setembro-dezembro/2023) - Trabalho, história e memória dos povos de "Nuestra América".

    2023-02-15

    TN 46 (Setembro-dezembro/2023) - Trabalho, história e memória dos povos de "Nuestra América".

    Organização: Ana Elizabeth Alves; Doriedson Rodrigues e Maria Clara Fischer (Minka – UESB, UFPA, UFRGS); Jesus J. Pérez García e Dora Lídia Marqués (Cemarna/UPR); Boris Maranõn e Hilda Caballero (Instituto de Investigaciones Económicas/UNAM); Editores adjuntos: Marisa Oliveira (UESB) e Wiliam Kennedy Souza (IFRO)

    Desde o final do século XV, o avanço do capitalismo sobre outros modos de produção da existência humana tem tornado Nuestra América (José Martí) palco de lutas por independência, pelo socialismo, constituição de Estados plurinacionais, pelo direito à educação, saúde, moradia, luta pela terra, território e defesa dos modos de vida, luta pelo acesso à água e a tudo o que é ou deveria ser ‘comum’. Pressionadas por bloqueios econômicos de cunho imperialista, práticas ancestrais persistem e são recriadas no campo e na cidade, marcadas pela lógica da reprodução ampliada da vida, do valor-comunidade, do trabalho coletivo e autogoverno. Aguardamos a submissão de artigos sobre práticas sociais que se contrapõem ao neocolonialismo, sendo bem vindas contribuições sobre geopolítica e blocos econômicos, marxismo e indianismo, pedagogias latino-americanas e práticas anticoloniais, modos de produção da existência em povos e comunidades tradicionais, saberes escolares e do trabalho, poder popular e autogestão comunal, tecnologias sociais, economia popular solidária e trabalho associado, movimentos de ocupação de terras, fábricas e moradias, dentre outros.

    Submissão: até 10 de julho de 2023

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  • Chamada de artigos para TN 45 (Maio a Agosto/2023) - 20 Anos da TN: a produção científica no combate às investidas do capital

    2023-02-07

    TN 45 (Maio a Agosto/2023) -  20 Anos da TN: a produção científica no combate às investidas do capital

    Organização:  Maria Cristina Paulo Rodrigues, Sandra Moraes e Jaqueline Ventura (Neddate/UFF) 

     A luta por uma sociedade cujo horizonte é a reprodução ampliada da vida implica reivindicar o direito ao trabalho, educação, terra, saúde, moradia e o entendimento das formas pelas quais o capitalismo produz a precarização do trabalho. Conforme nossa linha editorial, nas sociedades cindidas em classes sociais antagônicas, a produção do conhecimento está sempre vinculada a uma determinada concepção da realidade. Não existe neutralidade na produção e socialização do conhecimento científico; por isso, na superação do capitalismo, o embate político - teórico e prático – não pode ser deixado de lado.  Além de interpretar o mundo, as ciências engajadas podem ser concebidas como parte integrante dos processos de resistência e de luta contra relações sociais opressoras. Nesse número comemorativo da Revista Trabalho Necessário queremos rememorar seus 20 anos de publicação de estudos e pesquisas sobre mundo do trabalho, trabalho-educação e formação humana. Desejamos receber artigos sobre desafios de periódicos científicos e outras mídias frente ao contexto de negacionismo científico, internacionalização e mercantilização da produção acadêmica, interferência do capital na Ciência Aberta e na avaliação de periódicos, entre outros. Nesta edição não receberemos, excepcionalmente, trabalhos de demanda espontânea.

     

     

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  • Convite para o Lançamento-debate da TN 43 - Trabalho, Natureza e Educação Ambiental Crítica

    2022-11-22

    Queridas amigas, queridos amigos, colegas de luta...

    É com enorme satisfação que convidamos vocês para o lançamento da Revista Trabalho Necessário, nº 43,  do Neddate-UFF, que tem como tema "Trabalho, Natureza e Educação Ambiental Crítica". Nesse dia, teremos a presença de Carlos Frederico Loureiro, Celso Sanchez, Dercy Teles, Mauro Guimarães e Philippe Layrargues. A querida professora Eunice Trein será nossa homenageada... Nosso ponto de partida para o debate é: “Vitória de Lula... E agora? Qual o futuro da Educação Ambiental Critica?”. A expectativa é que possamos avaliar a Educação Ambiental que tivemos até aqui (considerando que distamos 50 anos da Conferência sobre Meio Ambiente de Estocolmo, 30 anos da Eco-92 no Rio e 45 anos de Tbilisi), analisar a conjuntura (considerando desde a vitória do Lula até a COP 27 no Egito) e apreender o futuro. Uma oportunidade para refletir sobre “caminhos à esquerda” para sociedade...

    O evento será terça-feira, 22/11, às 14h30 e poderá ser acompanhado pelo link: https://meet.google.com/etd-bocb-jbi e será transmitido simultaneamente pelo canal do Youtube do Neddate – https://www.youtube.com/watch?v=CnzWMUaMDvQ.  

    O conjunto de textos da TN 43 se encontra disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/index.  Recomendamos muito que naveguem pelo sumário e que possam realizar as leituras.

    P.S. Pedimos a todos autores da TN 43 que confirmem previamente sua participação no lançamento-debate. Como autores/as, vocês entrarão pela plataforma meet https://meet.google.com/etd-bocb-jbi

    Saudações e até lá!

    Alexandre Maia do Bomfim (organizador da TN 43)

    Lia Tiriba, Jacqueline Botelho e Regis Arguelles (Editores)

    Sandra Morais e Mahalia Aquino (Editoras Adjuntas) 

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  • Chamada de artigos para TN 44 (Janeiro a Junho/2022) -  Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie

    2022-10-17

    TN 44 (Janeiro a Junho/2022) -  Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie

    Organizadores: Lucas Pelissari (IFPR e GT Trabalho e Educação da Anped)  Marise Ramos (Grupo These – UFF/UERJ/Fiocruz)

    EMENTA:  A crise estrutural do capital nos limites da utopia (revolução) versus barbárie. Metamorfoses e crise  do mundo do trabalho assalariado e os impactos na sociabilidade contemporânea. As contrarreformas  do golpe de Estado de 2016 na sociedade brasileira e a educação da classe trabalhadora: correlação de forças no movimento de crítica e superação. O GT 09 e a produção científica das pesquisas em Trabalho-Educação como “força material”: experiências e perspectivas da práxis política.

    Prazo para Submissão: até 10 de fevereiro/2023

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  • Observações para os usuários da TN

    2022-08-18
    Car@s Usuári@s do Sistema OJS - Trabalho Necessário   Visando o melhor desenvolvimento da gestão editorial e de classificação/pontuação da revista, que em certa medida se encontra vinculada aos critérios determinados nacional e internacionalmente, vimos solicitar que:   1- o seu perfil de usuário seja atualizado quando se fizer necessário (apresentando nova informação), tendo em vista que os editores pelos Sistema OJS não tem como realizar /atualizar as informações do perfil dos usuários/as;   2- aos autores convidados para os números temáticos ou autores de demanda espontânea, que sigam a risca as normas da ABNT, as normas e diretrizes para os autores, a realização do cadastro e que se respeite os seis itens sobre as condições para a submissão. O sistema pode travar a submissão não permitindo que o paper seja submetido a contento.   3- Ainda em relação as normas da ABNT é bom lembrar que se um autor aparece mais de uma vez nas referências, que seja sempre colocado ou repetido o nome do autor, como normalmente deve ser feito, não podendo ser colocado a linha ___________________ e as informações subsequentes. Isso implica no não cômputo como elemento  dos metadados da revista, interferindo nesse sentido na classificação / pontuação, como também prejudica os autores que são citados nas referências.   4- Por último, é importante a realização de citações de autores de forma consistentes e conscientes na sua produção textual e que aparecem em nosso periódico, pois também em termos de métricas (H-5 e h-10) traz prejuízos para a revista quanto para os autores/às   Certos de contar com a prestimosa colaboração, sempre presente, de todos/as, cordiais saudações. Não deixem de divulgar as produções da Revista Trabalho Necessário.   Atenciosamente. Os Editores da Revista Trabalho Necessário (TN)  Read more about Observações para os usuários da TN
  • Convite para o Seminário do Neddate - Lançamento da TN 42

    2022-08-18

    Prezados, autores/autoras e convidados


    No dia 30 de agosto, às 14h30, será realizado o Seminário do Neddate: O empresariamento
    da educação e o Estado-Educador, com o lançamento da Revista Trabalho Necessário -
    TN 42 (Maio a Agosto/2022). O Seminário será online, e convidamos os/as autores (as) do
    número temático e demais partícipes para a realização da atividade político-acadêmica e
    participação durante o debate, após a mesa temática, confirmando, @s autor@s, sua
    presença para saudação e levantamento de questões, diante da gravidade posta para o
    campo educativo, sobre as investidas do capital e de seus representantes, suas contradições e
    os contrapontos possíveis na perspectiva dos trabalhadores. Nossos agradecimentos
    especiais aos(as) autores/as pelo belo trabalho, que tornou possível a construção da TN 42
    (Revista Trabalho Necessário) em uma conjuntura tão adversa.  

    Transmissão: YouTube do Neddate
    (https://www.youtube.com/channel/UC_EbLIA7OqEEFzRO4EjG0nA)

    Mediação do Seminário: Prof. Regis Arguelles da Costa (Editor da TN/Neddate e Prof. do
    PPGEd)

    Programação:

    Abertura:  Coordenação do NEDDATE (Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre
    Trabalho e Educação) – Maria Cristina Paulo Rodrigues e Sandra Morais.

    Saudações pelos editores da TN aos participantes: Prof. Regis Arguelles da Costa.

    Apresentação da TN 42 pelos organizadores: Profs. Rodrigo Lamosa (LIEPE/UFRRJ) e
    Marcos Lamarão (Colemarx/IFF – Macaé).

    Homenagem à Profª Lisete Arelaro: Profª s Angela Tamberlini e Camila Arelaro.

    Saudações às autor@s presentes: Prof. Regis Arguelles da Costa.

    Mesa de Debate: O empresariamento da Educação e o Estado-educador.
    Profª Olinda Evangelista (UFSC)
    Prof. Roberto Leher (UFRJ)

    Debate / rodada de questões: aberto à participação dos/as autores/as da revista e
    convidados.
    Saudações finais e encerramento: Prof. Regis Arguelles da Costa.

     

    Atenciosamente, 

    Editores da Trabalho Necessário e Organizadores do Número temático.

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  • Nova edição da Revista Trabalho Necessário - v. 20 n. 42 (2022)

    2022-08-02

    É com imensa alegria que nós, Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa, damos publicidade ao Número Temático “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O ESTADO-EDUCADOR” pela Revista Trabalho Necessário do Neddate/UFF (https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/issue/view/2687). O número conta com inúmeros artigos sobre a temática reunindo referências na área bem como a bela contribuição de inúmeros jovens pesquisadores. De antemão, agradecemos a todas, todos e todes pelas suas contribuições. Uma nota importante- a nosso ver- é a presença maciça de pesquisadoras na produção de reflexões acadêmicas da temática. Cremos termos em mãos e oferecido ao público importante material de referência sobre o empresariamento da educação no atual contexto de ataques e avanço da privatização sobre a escola pública. Nos felicitaria muito o prestígio da sua leitura, bem como ampla divulgação.


    Dividindo em distintas seções, as quais destacamos:

    Editorial – os editores pontuam o contexto do número temático no texto “OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS” https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55296/32476


    Apresentação – os organizadores- Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa- apresentam a reflexão “O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO” motivadora do Número Temático e apresentam o material coligido no texto .https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55278/32420


    Homenagem- Inny Accioly produz um belo texto em homenagem a vida e obra de Roberto Leher intitulado “ROBERTO LEHER O E DESAFIO DE ‘ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO’”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54727/32422


    Clássicos- Amanda Moreira da Silva apresenta a obra “OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSE RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55182/32424


    Compondo os artigos do Número Temático temos duas análises internacionais do empresariamento:
    Alfredo Buza, Roberto Leher e Juliana Lando apresentam “O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO


    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53498/32426Wilson Marcelo Ubal Carvalho reflete sobre “LEGADO Y ACTUALIDAD DE LA REFORMA UNIVERSITÁRIA DE CÓRDOBA
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54236/32428


    Os pesquisadores Lilia Colares e Anselmo Colares debatem a “EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53432/32430


    Maria Carolina de Andrade e Vânia Motta ressaltam importantes aspectos no texto “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54290/32432


    Em seguida, temos a importante reflexão de Adriana Medeiros Farias com o texto “ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA"
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53532/32434


    Na sequência, Matheus Castro, Bruno Gawryszewski e Catarina Azevedo prestigiam o Número temático com suas reflexões em: “A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO” 
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456/32436


    Lúcio Braga e Sonia Rummert nos apresentam “O GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE): MERCADORIA E HEGEMONIA NA EDUCAÇÃO”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53939/32438


    _Marcela Pronko _ traz à baila sua reflexão em “CRIANDO MERCADOS DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54021/32440


    Patrícia de Souza e Eneida Oto Shiroma apresentam a importante reflexão “ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53528/32442

    José dos Santos Souza apresenta-nos o debate “A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENXUTA E FLEXÍVEL COMO NICHO PROMISSOR DO MERCADO EDUCACIONAL”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54582/32444


    Inny Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton Vieira Sales da Costa nos brindam com a analise do ”O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA”.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53425/32446


    Maria Raquel Caetano , Vera Maria Vidal Peroni apresentam as “RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA”. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53469/32448

    A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR” é o texto a seguir, da lavra de Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/52885/32450

    Renata Azevedo Campos apresenta o texto “O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO”  https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53518/32452

    Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues refletem sobre a “BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS”.                                          https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53363/32454

    A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA” de Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante é o texto seguinte do número temático.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/52966/32456


    BURGUESIA INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) NA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA” de Lucas Pelissari.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53428/32458

    A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS” de Maria de Fátima Félix Rosar.  https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53629/32460

    O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?” de Francieli Araujo
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54040/32462


    A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA” de Fernanda Franz Willers
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53519/32464


    ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO” traz as reflexões de Alex Kossak, Nelma Bernardes Vieira
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53520/32484


    O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS” é mais uma contribuição de Ramon Mendes da Costa Magalhães
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53364/32468


    EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E O CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB): UMA CONEXÃO ESTRATÉGICA” é a importante contribuição da Patrícia Ferreira Duarte.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53523/32470


    O PROJETO DA REDUCA PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL NA AGENDA DO CAPITAL NA AMÉRICA LATINA” é uma reflexão produzida por Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53531/32472


    PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS” de Tiago Fávero de Oliveira.
    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53419/32474


    A seção seguinte traz a resenha do livro CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL [José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo(orgs.)]. A resenha fora elaborada por Cinthia Cristiane da Silva Marujo.


    A seguir, uma importante entrevista com a fundamental Lisete Arelaro cujo título e organização couberam a Ângela tamberlini O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE.
    LISETE, PRESENTE!


    Na seção Teses e Dissertações, apresentamos
    A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54091/32482
    E;
    NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL de Alex Kossak. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/54679/32466


    Por último na seção Memória e Documentos temos a contribuição do querido companheiro (e um dos editores do presente número temático)  Régis Arguelles em AS CONTRADIÇÕES DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO PÚBLICO-PRIVADO https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/55112


    Esperamos que o presente número sirva ao conjunto de educadores, militantes e pesquisadores da educação naquilo que impulsiona os organizadores em sua lida diuturna. A perene defesa da escola pública como importante instrumento na luta pela emancipação da classe trabalhadora.


    Com estimas,
    Marco Lamarão e Rodrigo Lamosa.

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  • Sobre a Declaração de Originalidade.

    2022-04-07

    Caros usuários da revista, principalmente os autores/autoras

    A revista Trabalho Necessário informa que a partir da edição da TN 41 em diante os autores que submeterem seus manuscritos devem preencher a Declaração de Originalidade, no ato da submissão de seu texto, de acordo com as condições de submissão encontradas nas normas e diretrizes para os autores. 

    Solicitamos que a partir da publicação da TN 41, todos os autores que tiveram seus artigos publicados, preencham a Declaração de Originalidade que deverá ser encaminhada para o email da revista: revistatrabalhonecessario@gmail.com.

    Os autores que apresentarem manuscritos para a TN 42, devem anexar a Declaração de Originalidade junto a submissão já realizada.

    Para a TN 43 o trâmite seguirá normalmente de acordo com as condições de submissão. 

    Agradecemos a cooperação de todos os usuários da revista Trabalho Necessário.

    Atenciosamente, 

    Lia Tiriba, José Luiz Cordeiro Antunes, Jaqueline Aline Botelho Lima e Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa 

    Editores da Revista Trabalho Necessário

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  • Chamada de artigos para TN 43 (Setembro a Dezembro/2022) - Trabalho, natureza e educação ambiental crítica

    2021-11-19

    TN 43 (Setembro a Dezembro/2022) - Trabalho, natureza e educação ambiental crítica

    Organizadores: Alexandre Maia do Bomfim (GPTEEA-IFRJ) 

    O número temático acolherá pesquisas e estudos teóricos e empíricos que contribuam para análise da historicidade das relações entre seres humanos e natureza, e para a explicitação dos fundamentos teórico-metodológicos de uma Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica).  Serão reunidos artigos sobre a crítica à sociedade capitalista e que tenham em conta, entre outros, os processos de mercantilização da natureza, de degradação e devastação antrópicas; a análise do avanço do agronegócio, especialmente da monocultura e do neoextrativismo sobre os territórios dos povos e comunidades tradicionais. Será dado destaque às políticas do sistema do capital que têm gerado crimes socioambientais e conflitos, sejam no campo, sejam nas cidades e periferias. Serão consideradas as lutas de classe, formas de resistência, os processos formativos dos movimentos sociais no contexto da educação do campo e da agroecologia, e outras perspectivas antagônicas às do capital, impostas ao meio ambiente. Desejam-se trabalhos calcados em concepções e práticas de Educação Ambiental Crítica (EA-Crítica) que se distingam de uma EA acrítica, conservadora e mantenedora da ordem do capital. Destarte, a proposta desse número é publicar estudos que considerem as relações entre trabalho, natureza e ambiente, tendo em conta suas implicações à educação. 

    Prazo para Submissão: até 15 de abril/2022

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  • Chamada de artigos para TN 42 (Maio a Agosto/2022) - O empresariamento da educação e o Estado-educador brasileiro

    2021-11-19

    TN 42 (Maio a Agosto/2022) -  O empresariamento da educação e o Estado-educador brasileiro

    Organizadores: Rodrigo Lamosa (LIEPE/UFRRJ) e Marco Lamarão (Colemarx / IFF - Macaé)

    Ante a crise econômica e sanitária que assola a economia em termos globais, a necessidade tanto de conformação do trabalho vivo adequado à intensa precarização do mundo do trabalho e a necessidade da reprodução ampliada do capital, o fundo público passa a ser alvo das disputas de distintos setores das classes dominantes. No Brasil, a escola e a educação públicas têm sido objetos de intensas disputas, ainda mais acirradas mediante a organização de duas frentes que tensionam os sentidos da educação e da escola pública: a frente ultraconservadora e a frente ultraliberal. Constituintes do bloco no poder que ora controla o aparelho do Estado stricto sensu, as frentes têm somado esforços para implementar suas contrarreformas que agem no sentido de: aumentar a precarização do trabalho, privatizar direta e indiretamente os recursos da escola pública (orçamentário, de infraestrutura, etc.;), aumentar o controle do trabalho e da formação docente; reorganizar os currículos, implementando currículos mínimos para as etapas e modalidades. A Revista Trabalho Necessário nº 42 terá como tema as disputas em torno da educação, com especial atenção as iniciativas empresariais em torno de políticas públicas educacionais, projetos, parcerias, etc. Tratará, portanto, do empresariamento da educação de forma ampla, e convida pesquisadores da área que tenham interesse nas temáticas supracitadas a contribuírem com suas reflexões originadas por suas pesquisas.

    Prazo para Submissão: até 15 de março/2022

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  • Chamada de artigos para TN 41 (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas

    2021-09-01

    TN 41 (Janeiro a Abril/2022) - Questão agrária e lutas no campo: experiências camponesas

    Organizadoras: Jacqueline Botelho (NEPEQ/UFF) e Leonilde Servolo de Medeiros (NMSPP/CPDA/UFRRJ)

    Vivemos na contemporaneidade uma crescente precarização da vida dos trabalhadores rurais e urbanos. No caso dos trabalhadores do campo, verifica-se o recrudescimento das tensões em torno da questão agrária, com a progressiva hegemonia do agronegócio, expressa na permanência da concentração fundiária, na crescente expropriação, no envenenamento do solo, da água e do ar, pelo uso crescente de agrotóxicos, com graves consequências para a saúde da população do campo e da cidade. A Revista Trabalho Necessário, em seu n. 41, a ser lançado no primeiro quadrimestre de 2022, convoca pesquisadores(as) para contribuir com reflexões oriundas de pesquisas sobre: o avanço do capital no campo e as experiências de luta e resistência de homens, mulheres, jovens, pela reforma agrária; de indígenas, quilombolas em defesa de seu território; pelo bem comum nas associações produtivas e coletivas; de mobilizações contra perda de direitos e contra o desmonte de políticas públicas, pela educação do campo, bem como análises sobre processos de violência e repressão. Serão benvindas contribuições a respeito da questão agrária nos países da América Latina.

    Prazo para Submissão: até 05 de dezembro/2021

     

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  • Verificação e atualização do perfil no sistema OJS

    2021-06-30

    Caros leitores, autores, pareceristas e Conselho Editorial

    Esperamos que todos/as estejam bem. Mais uma vez vimos recorrer até vocês, buscando contar com a colaboração de vocês sobre a atualização do perfil. Para os autores que submetem artigos é fundamental que seus dados estejam preenchidos corretamente, de acordo com as normas e diretrizes para submissão. Para os pareceristas (ad hoc e permanente) e membros do Conselho Editorial, muito auxilia o trabalho dos editores, para a composição de cada edição da TN.  O pedido se faz necessário, tendo em vista  que o sistema OJS 3.0  não permite que os editores complementem as informações do perfil.   Não esquecer de verificarem se os três itens do seu perfil estão preenchidos: 1. Identificação: nome, como prefere ser tratado, contato e país;  2- Dados complementares: resumo de biografia (buscar no resumo inicial do Lattes, caso atualizado), na URL, por o link do Lattes e indicar qual instituição pertence (sigla e por extenso); 3- ORCID; clicar no botão "Criar ou Associar seu Orcid Id" na aba de "Público" do perfil, o usuário devera seguir os procedimentos apresentados para vincular a conta com o sistema OJS.   Os editores ficarão gratos, se puderem comunicar, para o e-mail da revista, sobre o efetivo preenchimento do perfil.   Atenciosamente, Read more about Verificação e atualização do perfil no sistema OJS
  • A TN 39 ESTÁ NO AR

    2021-06-07

    Prezados/as leitores/as

    Convidamos para navegar no número 39 da Revista Trabalho Necessário (TN39)que versa sobre a temática A Reforma do Ensino Médio na contramão da democracia. 

    https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario

    Com uma perspectiva crítica e emancipadora, esse número reúne artigos resultantes de pesquisas sobre a implementação da Reforma do Ensino Médio em vários estados brasileiros. Também traz artigos sobre reforma pensada, entrevista sobre ocupação de escolas e outros textos que nos ajudam a refletir sobre o Ensino Médio. Chamamos a atenção para os documentos históricos que nos permitem recuperar e contextualizar o debate nas últimas décadas do século XX o e que se renovam nos tempos atuais.

    Aproveitamos para reforçar o convite para o Ato-lançamento no dia 15 de junho, às 15 horas, com a presença de Dermeval Saviani. Além de nos alegrar e festejar o resultado da TN 39, esse será um espaço para nos indignar, gritar e protestar contra uma reforma que é parte constitutiva do golpe de 2016. Assim, trata-se de um ato pelo direito à educação inteira. 

    Um abraço e boa leitura

    Monica Silva e Ronaldo Araujo (Organizadores); 

    Lia Tiriba, José Luiz Antunes e Maria Cristina Rodrigues (Editores)

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  • Nota de Repúdio às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT - Resolução CNE/CP n0 01-2021)

    2021-01-25

    No dia 05 de janeiro de 2021, foi publicada pelo D.O.U a Resolução CNE/CP n0 01-2021 que dá nova forma e conteúdo às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica (DCNEPT) aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Esse conjunto de diretrizes vem completar o conjunto de instrumentos legais e normativos que instituem a contrarreforma do Ensino Médio, desencadeada a partir da MP n0 746/2016, convertida na Lei n0 13.415/2017. Ainda integram essa contrarreforma as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM - Resolução CNE/CEB n0 03/2018), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC - Resolução CNE / CEB n0 04/2018) e a quarta versão do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT - Resolução CNE/CEB n0 02/2020).

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  • Publication of the Journal Trabalho Necessário Vol. 19, n. 38 (January-April 2021)

    2020-12-17

    Wait for the publication of the Journal Trabalho Necessário (TN), v. 19, n.38 (January to April 2021), with the thematic issue Trabalho, Gênero e Feminismos, organized by Profªs. Drªs. Tatiana Dahmer Pereira (Teia/UFF) and Maria Cristina Paulo Rodrigues (Neddate/Teia- UFF).   Ements: Historically, gender relations, as well as class and race relations have been the foundations of social life, and as such, they assume educational dimensions in the perspective of the conformation of a certain type of human being, sustained by the male/white/heterosexual pattern. The objective of this issue of TN is to articulate studies that expose critical thoughts to these relations, with emphasis on the issue of work in the social construction of class, sex and race/ethnic relations, for the feminist movements, and, last but not least, contributions and interlocutions with gender and diversity studies. In this sense, n.38 of TN is open to the following questions: (i) states of the art and debates on gender and feminism studies; (ii) social relations of sex, sexual division of labor and inequalities; (iii) diversity and gender studies; (iv) results of researches and investigations for theses and dissertations on these dimensions.

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  • New issue of the Journal Trabalho Necessário, v. 18, n. 37 (September to December 2020) published

    2020-12-17

    The Journal Trabalho Necessário (TN) published, on 09/25/20, the thematic issue Trabalho, cultura e políticas públicas na Amazônia, . Considering the historical process of capital expansion, the relations between human beings and nature, cultural riches and resistance struggles of indigenous, quilombola, riverine and extractivist people to preserve modes of production of existence based on collective work are analyzed. Organized by Doriedson do Socorro Rodrigues (GEPTE/UFPA), Odete da Cruz Mendes (GEPEAGEAT/UFPA) and Arminda Rachel Mourão (UFAM), TN 37 focuses on the knowledge of work and the multiple dimensions of public policies for the education of rural workers.

    Browse through the various sections that contemplate the socio-biodiversity of the immense Amazon region. See also the articles with other themes. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/index

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  • Manifesto of GT 09 - "Trabalho e Educação" by ANPEd - For an evaluation of journals based on the sovereign interests of the majority of the Brazilian population

    2020-12-08

    The editors of the scientific journals linked to WG 09 - "Work and Education" of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) - gathered at the V Intercrítica - come to the public to expose a position contrary to the determination of evaluation of the academic production elaborated and deliberated by the Technical-Scientific Council of Higher Education of the Coordination for the Improvement of Higher Level Personnel (CTC-ES/CAPES) as a result of its 198th meeting, held in September 2020.

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