EDUCAÇÃO INTEGRAL: UMA CONCEPÇÃO EM DISPUTA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55215Resumen
INTEGRAL EDUCATION: a concept in dispute
Resumen:
El presente artículo consiste en la presentación de la educación integral desde la perspectiva de los proyectos educativos en disputa. Tomaremos como educación integral, aquella que se base en la concepción crítica y tenga como objetivo la superación de la sociedad capitalista y la instauración del socialismo. Sin embargo, este es un término comúnmente apropiado por los discursos hegemónicos, en una perspectiva totalmente diferente a la que defendemos. Por lo tanto, comprender cómo la clase dominante usa esta categoría es un esfuerzo esencial para deconstruir sus argumentos y presentar una contraargumentación consistente.
Palabras clave: Educación Integral, Escuela Unitaria, Reforma Escolar.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades socioeducativas no contraturno escolar. Diário Oficial da União; Brasília, 26 de abril de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em 13 de janeiro de 2022.
BRASIL. Lei nº 13.415. de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 19 de setembro de 2022.
_______. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial nº 1.145/2016 substituída pela Portaria Normativa Interministerial nº. 727/2017. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União: Brasília, 13 de maio de 2017. Disponível em: file:///C:/Users/debor/Downloads/Portaria%20N%C2%BA%20727,%20de%2013%20de%20junho%20de%202017.pdf. Acesso em 19 de setembro de 2022.
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial de 2007: o desenvolvimento e a próxima geração – visão geral. Washington DC: Banco Mundial, 2006. Disponível em: https://documents1.worldbank.org/curated/en/416221468158073649/pdf/449630WDR0PORT1070overview01PUBLIC1.pdf. Acesso em 13 de janeiro de 2022.
CARVALHO, M. do C. B. O Lugar da Educação Integral na Política Social. Cadernos CENPEC, São Paulo, nº 02, 2006.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL – CEI. O que é educação integral? YouTube, 7 de novembro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=glRCZUfjnIc. Acesso em 21 de fevereiro de 2022.
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, Universidade do Estado do Rio De Janeiro, v. 17, nº 49, jan. – abr. 2012.
DARDOT, P.; LAVAL, C. La nouvelle raison du monde: essai sur le société néolibérale. Paris: La Découverte, 2009.
GAWRYSZEWSKI, B; MELLO, L. M. A agenda da produtividade da Confederação Nacional da Indústria: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5798. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
GÓMEZ, A. Competências ou pensamento prático? A construção dos significados de representação e ação. In: SACRISTÁN, J. G. Educar por competências. O que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
GRAMSCI, A. Caderno 11. Introdução ao estudo da filosofia. Introdução e seções I e II. In: GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. v. 1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Edição C. N. Coutinho, M. A. Nogueira e Henriques, L. S. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
GRAMSCI, A. Caderno 12. Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. v. 2. Intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo, 2001.
GRAMSCI, A. Odeio os indiferentes: escritos de 1917, tradução Daniela Mussi, Alvaro Bianchi. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
GUARÁ, I. M. R. É Imprescindível Educar Integralmente. Cadernos CENPEC, São Paulo, v. 1, nº 2, 2006.
INSTITUTO AYRTON SENNA. O que é educação integral para o Instituto Ayrton Senna. YouTube, 5 de setembro de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A8avOMyFNyY. Acesso em 21 de fevereiro de 2022.
IU - INSTITUTO UNIBANCO. Ensino Médio: como aumentar a atratividade e evitar a evasão? São Paulo - SP: Fundação Santillana, 2011a. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2013/07/ensino_medio-como_aumentar_a_atratividade_e_evitar_a_evasao.pdf. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
IU - INSTITUTO UNIBANCO. Avaliação de impacto dos fatores escolares na evasão. São Paulo - SP: Fundação Santillana. 2011b. Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2013/07/ensino_medio-como_aumentar_a_atratividade_e_evitar_a_evasao.pdf. Acesso em 19 de setembro de 2022.
KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, nº139, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00331.pdf. Acesso em 20 de janeiro de 2021.
MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
MELLO, L. M. de; GAWRYSZEWSKI, B. A agenda da produtividade da confederação nacional da indústria: qual o papel da (contra) reforma do ensino médio? Revista Pedagógica, v. 22, 2020.
QUADROS, S. F; KRAWCZYK, N. R. Educando pelas métricas do mercado: as propostas do empresariado para a juventude da classe trabalhadora e a reforma do ensino médio. SciELO Preprints, 2021. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2239/3724. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
RODRIGUES, J. Ainda a educação politécnica: o novo decreto da educação profissional e a permanência da dualidade estrutural. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 3 nº 2, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tes/v3n2/02.pdf. Acesso em 12 de janeiro de 2022.
SILVA, B. A. R. da. A concepção empresarial da educação integral e(m) tempo integral. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, nº 4, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/NSGWd9T5BbVsrN9tc8djgcn/?lang=pt. Acesso em 10 de janeiro de 2022.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Trabalho Necessário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.