PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO E NEGACIONISMO: DESAFIOS EDITORIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i45.58731

Resumo

Descobrimos recentemente no Brasil, e algo chocados, que os preços cobrados dos autores, por algumas das principais editoras científicas do mundo beiram os dez mil dólares. Enquanto isso, cresce no mundo, a perspectiva de uma ciência aberta, acessível a todos, transparente em suas avaliações por pares e em relação aos dados das pesquisas que estão na origem dos artigos. Este cenário de embates e contradições nos permite tratar dos desafios editoriais que estão colocados àqueles que atuam na área a partir de diferentes ângulos. O objetivo é contribuir para as reflexões, mais do que oferecer respostas, levantar possibilidades de mudança e apontar dificuldades. Didaticamente separados em seções, os temas se articulam e caminham juntos, como diferentes expressões do momento político, científico e econômico que o mundo ocidental vivencia.

Assim, o artigo aborda, em primeiro lugar, a questão da mercantilização e da influência das desigualdades econômicas sobre a circulação do conhecimento, incluindo no debate as questões que envolvem a ideia do inglês como língua franca na perspectiva da “internacionalização subalterna”. Em seguida, trataremos dos riscos políticos e sociais tanto da exclusão quanto o fato desta exclusão abrir espaço para a desinformação e o negacionismo e seu outro lado, os ataques às universidades e pesquisadores no Brasil.

A especificidade do cenário nacional nas ciências humanas e sociais e as responsabilidades editoriais que a ela se associam fecha o artigo, buscando situar alguns dos principais problemas que nos atingem, considerando não só este cenário global, como as inadequações da compreensão hegemônica de ética na pesquisa – associada ao campo da saúde – e os esforços que vêm sendo feitos para que os resultados de pesquisas no campo respeitem exigências éticas outras e se adequem a princípios mais adequados ao campo.

Downloads

Biografia do Autor

Ines Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências da Educação pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg (USHS) - França, Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA) – Rio de Janeiro. Atua no campo do Currículo, dos estudos dos cotidianos e com novas epistemologias na pesquisa em educação

Referências

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1965.

KUHN, Thomas. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Brasiliense, 1971.

LANDER, Edgar. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad utónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005.

LEONEL, Renan. Negacionismo científico: a produção política e cultural da desinformação. https://agencia.fapesp.br/negacionismo-cientifico-a-producao-politica-e-cultural-de-desinformacao/34028/. São Paulo: FAPESP. Publicado em 2/9/2020.

MAINARDES, Jefferson. A ética na pesquisa em educação: desafios atuais. In: CARVALHO, M.V.C.; CARVALHÊDO, J. L. P.; ARAULO, F. . M.. (Orgs.). Caminhos da pós-graduação em educação no Nordeste do Brasil: avaliação, redes, e produção científica. Teresina: EDUPI, 2016, p. 73-82.

MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. Revista Crítica de ciências sociais n. 80, p. 5 – 10.

MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad utónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005, p. 33 – 49.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além das linhas abissais.... Revista crítica de ciências sociais. 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

SERAFIM, Milena Pavan. O processo de mercantilização das instituições de educação superior: um panorama do debate nos EUA, na Europa e na América Latina. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, p. 241-265, jul. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v16n2/a02v16n2.pdf. Acesso: 01/abr/2020.

SOKAL, Alan; BIRCMAN, Jean. Imposturas intelectuais : o abuso da ciência pelos filósofos pós-modernos. 4. Ed., São Paulo: Record, 2010.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Barbosa de Oliveira, I. (2023). PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE MERCANTILIZAÇÃO E NEGACIONISMO: DESAFIOS EDITORIAIS. Revista Trabalho Necessário, 21(45), 01-17. https://doi.org/10.22409/tn.v21i45.58731