A HISTORICIDADE DAS FORÇAS PRODUTIVAS: UM ESTUDO DO TEMPO PRESENTE EM TRABALHO-EDUCAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57468

Abstract

The contradictions between the productive forces and the social relations of production generate human history. We have historical materialism as a theoretical basis, with a critique of political economy and history as a social production of existence. Recognise their historicity implies conceiving them in determined space-times, the action of social subjects, the social totality, its mediations and contradictions. In the first moment we deal with the historicity of the productive forces; next, the question of the history of the present; and, finally, questions about work-education in the press, from 2020 to 2022.

 

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Author Biography

Maria Ciavatta, Universidade Federal Fluminense

Possui licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967) e em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1960), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Fez pós-doutorado em Sociologia do Trabalho em El Colegio de México (1994-95), na Università degli Studi di Bologna, Itália (1995-96) e no Deparatamento de Filosofia da La Sapienza Università di Roma, Itália(2017). Professora titular em Trabalho e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, associada ao Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense e foi professora visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008 a 2013). Atua na área de pesquisa em Trabalho e Educação. Coordenadora do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde. É pesquisadora 1A pelo CNPq.Tem publicado artigos e livros, com ênfase em Epistemologia e Ciências Humanas e Sociais aplicadas à Educação, principalmente nos seguintes temas: história e historiografia da relação trabalho e educação, a fotografia como fonte de pesquisa, estudos comparados, ensino médio, educação profissional, técnica e tecnológica e formação integrada.

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Published

2023-04-13

How to Cite

Ciavatta, M. (2023). A HISTORICIDADE DAS FORÇAS PRODUTIVAS: UM ESTUDO DO TEMPO PRESENTE EM TRABALHO-EDUCAÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-19. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57468