A HISTORICIDADE DAS FORÇAS PRODUTIVAS: UM ESTUDO DO TEMPO PRESENTE EM TRABALHO-EDUCAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57468

Resumen

São as contradições entre as forças produtivas e as relações sociais de produção que geram a história humana. Temos por base teórica o materialismo histórico, com a crítica à economia política e a história como produção social da existência. Reconhecer sua historicidade implica concebê-las em espaço-tempos determinados, sob a ação dos sujeitos sociais, a totalidade social, suas mediações e contradições. No primeiro momento tratamos da historicidade das forças produtivas; a seguir, da questão da história do presente; e, por último, de questões sobre trabalho-educação na imprensa, de 2020 a 2022.

Palavras-chave: forças produtivas; trabalho-educação, história do presente, imprensa.

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Biografía del autor/a

Maria Ciavatta, Universidade Federal Fluminense

Possui licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967) e em Letras Clássicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1960), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Fez pós-doutorado em Sociologia do Trabalho em El Colegio de México (1994-95), na Università degli Studi di Bologna, Itália (1995-96) e no Deparatamento de Filosofia da La Sapienza Università di Roma, Itália(2017). Professora titular em Trabalho e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, associada ao Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense e foi professora visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008 a 2013). Atua na área de pesquisa em Trabalho e Educação. Coordenadora do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde. É pesquisadora 1A pelo CNPq.Tem publicado artigos e livros, com ênfase em Epistemologia e Ciências Humanas e Sociais aplicadas à Educação, principalmente nos seguintes temas: história e historiografia da relação trabalho e educação, a fotografia como fonte de pesquisa, estudos comparados, ensino médio, educação profissional, técnica e tecnológica e formação integrada.

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Publicado

2023-04-13

Cómo citar

Ciavatta, M. (2023). A HISTORICIDADE DAS FORÇAS PRODUTIVAS: UM ESTUDO DO TEMPO PRESENTE EM TRABALHO-EDUCAÇÃO. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-19. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57468