ENTREPRENEURSHIP AND YOUTH EDUCATION: AN ANALYSIS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE STATES OF PARANÁ AND SANTA CATARINA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63338

Abstract

This article is associated with ongoing research into entrepreneurship education in the New High School in two states: Paraná and Santa Catarina. The aim is to reflect on the entrepreneurship education present in their curricular proposals. The methodology adopted was a documentary and bibliographic study, based on researchers who contribute to the debate. The results show that, in parallel with neoliberal policies for Brazilian secondary education, entrepreneurship is a strategy for dominating working class youth.

Keyword: Entrepreneurship; Secondary education; Training; Youth.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Claudia Ferreira dos Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Degree in History. Master's student in education at the State University of Western Paraná-Unioeste.

Aline Daniel dos Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Teacher at the state network in the state of Santa Catarina. Master's student in education at the State University of Western Paraná-Unioeste.

Franciele Soares dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul - Brasil. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Paraná - Brasil

References

ANTUNES, R. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, Ricardo. Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2ª. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

ARAUJO, R. M.L. Ensino Médio Brasileiro: dualidade, diferenciação escolar e reprodução das desigualdades sociais. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019.

BIANCHETTI, R. G. Modelo neoliberal e políticas educacionais. 3ª. ed. São Paulo, Cortez, 2001.

Brasil. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho de 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 10.836, de 9 de janeiro de 2004; revogação de dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, o Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em 01 de maio de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. Brasília, DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361. Acesso em 04 de maio de 2023.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica, 2018.

CARMO, L. J. O. et al. O empreendedorismo como uma ideologia neoliberal. Cadernos Ebape. Br, v. 19, n. 1, p. 18-31, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/HY7NpJpmW6vh6sKX3YdCrSd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 13 de maio de 2024.

COAN, M. Educação para o Empreendedorismo: Implicações Epistemológicas, Políticas e Práticas. 2011. 540f. Tese (Doutorado em Educação) - UFSC, Florianópolis.

COAN, M. Educação para o empreendedorismo como estratégia para formar um trabalhador de novo tipo. Revista Labor. nº 9, v.1, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6609/4833. Acesso em 13 de maio de 2024.

COSTA, M. de O; CAETANO, M. R. Um novo ethos educacional no ensino médio: da formação integral ao empreendedorismo. Revista Exitus, v. 11, 2021. Disponível em: 2237-9460-exitus-11-e020179.pdf (fcc.org.br). Acesso em 13 de maio de 2024.

DARDOT, P; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Trad.: Mariana Echalar. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.

DA SILVA, M. R; BARBOSA, R. P; KÖRBES, C. A reforma do ensino médio no Paraná: dos enunciados da Lei 13.415/17 à regulamentação estadual. Retratos da Escola, v. 16, n. 35, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1473/1114. Acesso em 13 de maio de 2024.

FERRAZ, J. de M., & FERRAZ, D. L. da S. Do espírito do capitalismo ao espírito empreendedor: a consolidação das ideias acerca da prática empreendedora numa abordagem histórico-materialista. Cadernos EBAPE.BR, 20(1), 105–117, 2022. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/85313. Acesso em 10 de maio de 2024.

FRIGOTTO, G. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia, 2008. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/Educacao-MII/2SF/2-Frigotto2008.pdf. Acesso em 15 de abril de 2024.

FRIGOTTO, G. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (orgs). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

GAWRYSZEWSKI, B. et al. Formação da classe trabalhadora. In: LEHER, Roberto. Educação no governo Bolsonaro. São Paulo: Expressão Popular, 2023.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

NETTO, J. P; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. 8ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

OLIVEIRA. T. F. A barbárie neoliberal e a escola: a formação de empreendedores para um mundo sem direitos e sem emprego. Trabalho Necessário, v. 21, n. 44, jan-abr, 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57268. Acesso em 10 de maio de 2024.

SILVA, M. R. da. A BNCC da reforma do ensino médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, vol. 34, e214130, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/V3cqZ8tBtT3Jvts7JdhxxZk/abstract/?lang=pt. Acesso em 10 de junho de 2024.

REIS, L. H. F.. Juventude LTDA: A ideologia do empreendedorismo na formação dos jovens do século XXI. 2019. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFSC. Florianópolis.

RODRIGUES, J. A educação e os empresários: o horizonte pedagógico do capital. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (orgs). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 101-112.

TAVARES, M. A. O empreendedorismo à luz da tradição marxista. Em pauta, v. 15, n. 41, 2018. Disponível em: https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/12158673/O_empreendedorismo.pdf. Aceso em 13 de maio de 2024.

Published

2024-12-05

How to Cite

Ferreira dos Santos , A. C. ., Daniel dos Santos , A. ., & Soares dos Santos, F. (2024). ENTREPRENEURSHIP AND YOUTH EDUCATION: AN ANALYSIS OF THE NEW HIGH SCHOOL IN THE STATES OF PARANÁ AND SANTA CATARINA. Revista Trabalho Necessário, 22(49), 01-26. https://doi.org/10.22409/tn.v22i49.63338

Issue

Section

Artigos do Número Temático