EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BAIXADA FLUMINENSE: DO PERCEBIDO AO VIVIDO PELA DIALÉTICA DE HENRI LEFEBVRE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v19i40.50874Resumen
El objetivo del artículo es analizar el papel del Proyecto Baixada (1986-1990) como dispositivo político operado por movimientos asociativos en tres municipios de la periferia urbana de la Baixada Fluminense. A partir de fuentes documentales y bibliográficas, la perspectiva teórico-metodológica del artículo se ancla en el materialismo histórico dialéctico en el que se entiende el concepto de espacio (LEFEVBRE, 2000) como relación social. Se concluye que el proyecto en referencia es un residuo de tiempos desiguales que reverberan en las voces de sujetos que reclaman necesidades radicales para la reproducción de la vida.
Descargas
Citas
ALVARENGA, M. S. A inter-relação entre educação popular e organização comunitária como um fator de contribuição a construção da cidadania: um estudo de caso. 1991. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
ANDRADE, E. R. Nos limites do possível: uma experiência político-pedagógica na Baixada Fluminense. 1993. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.
BOURDIEU, P. Efeitos do lugar. In: BOURDIEU, P. (org.). A Miséria do Mundo. Petrópolis: Ed. Vozes, 1997.
CARLOS, A. F. A. A condição Espacial. São Paulo: Contexto, 2016.
CUNHA, L. A. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: EDUFF/Cortez, 1991.
EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: ARAÚJO, Ronaldo M. L.; RODRIGUES, Doriedson S. (Org.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas, SP: Alínea, 2012. v. 1, p. 52-71.
FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4. ed. São Paulo: Editora Globo, 2009.
FERNANDES, M. V. R. A juvenilização da EJA no ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. 2021. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.
____________. A cidade do capital. Tradução Maria Helena Rauta Ramos e Marilena Jamour. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
____________. A revolução urbana. Belo Horizonte: Humanitas, 2003.
____________. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2004.
____________. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions
Anthropos, 2000). Primeira versão em fevereiro de 2006.
MARQUES, E. C. Equipamentos de saneamento e desigualdades no espaço metropolitano do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública. vol. 12, n. 2, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/TFpFhqdXkXrTYct8vg8tB3s/?lang=pt. Acesso em 13 de julho de 2021.
MARTINS, J. S. Henri Lefebvre e o Retorno da Dialética. 1.ed. São Paulo: Hucitec, 1996.
MARX, K. Para a crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
MASSOLO, A. Em direção às bases: descentralização e município. Espaço & Debates. São Paulo: NERU, 1988.
MONTEIRO, W. T. Fios de uma história: entrelaces em experiências de educação de jovens e adultos em Duque de Caxias (anos 1980/1990). 2007. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
PAIVA, V. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
RODRIGUES, A. M. Desigualdades Socioespaciais: a luta pelo direito à cidade. Revista Cidades, vol. 4, n. 6, 2007.
RUMMERT, S. Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 175-208, jan./jun. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175795x.2008v26n1p175/9570. Acesso em 15 de julho de 2021.
SANTOS, M. A urbanização brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1993.
__________. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2006.
SINGER, Paul. Movimentos de bairros. In: BRANDT, V. C.; SINGER, Paul (org.). São Paulo: o povo em movimento. Petrópolis: Vozes, 1980.
SOUZA JUNIOR, M. R. A Fundação Educar e a extinção das campanhas de alfabetização de adultos no Brasil. 2012. 205f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
SPOSITO, M. P. Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 25-28, 1983.
UNICEF/MEC/Educar. A Baixada para cima. Rio de Janeiro: UNICEF, 1988.
_________________. Projeto de Educação Básica para Jovens e Adultos na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro, 1986.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Trabalho Necessário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.