GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53939Resumen
El artículo presenta los resultados iniciales de la investigación de máster desarrollada por uno de los autores sobre Google Workspace (GWE), el lanzamiento de Google Education LLC, producido especialmente para la educación. El sistema, creado en 2006 por el director de proyectos de Google LLC, Zach Yeskel, se implementó por primera vez a gran escala en la Universidad Estatal de Arizona (ASU). Fue, sin embargo, en 2013, el primer gran "laboratorio" de Google sobre educación de Google que se lanzó al mundo público, cuando más de 4 millones de estudiantes del estado de São Paulo interconectaron al público mundial ante el área de enseñanza para usar un conjunto. de herramientas que facilitan las escuelas. Este conjunto de herramientas se lanzó en 2014 bajo el nombre de Google Suite for Education. El artículo, derivado de la investigación, tiene como objetivo compartir la comprensión del proceso por el cual una empresa de capital privado influirá en las decisiones sobre políticas que no estudian el alcance del Estado Integral, que definen el documento en la conformación de un tipo de elementos educativos. para la formación de un trabajador tipo e incidiendo en el nuevo camino en la dirección y como prácticas inherentes a la educación de los hijos e hijas de la clase trabajadora y por ende impactando en su propio futuro.
Descargas
Citas
AGÊNCIA EFE. Em 9 anos na Bolsa de Valores, Google cresceu mais de 900%. Época Negócios, São Paulo, 7 set. 2013. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2013/08/google-cresceu-mais-de-900-em-seus-9-anos-em-wall-street.html. Acesso em 21 de março de 2022.
AGÊNCIA PARÁ. Melhoria da Educação básica terá recursos de US$ 350 mi do BID. Agência Pará, Belém, 15 mar. 2017. Disponível em: https://agenciapara.com.br/noticia/2633/. Acesso em 20 de abril de 2021.
AMARAL, Daniela Patti do; MENEZES, Janaina Specht da Silva. Educação pública no Estado do Rio de Janeiro em tempos de pandemia. Revista Educação Básica em Foco, v.1, n.1, abr./ jun. 2020.
ANTUNES, R. Capitalismo de plataforma e desantropomorfização do trabalho. In: GROHMAN, Rafael (org). Os laboratórios do trabalho digital: entrevistas. São Paulo: Boitempo, 2021.
BARUERI. Barueri é a primeira cidade do Brasil a implementar tecnologia da Google na rede de ensino. Barueri: Cidade Inteligente e Sustentável, Notícias, Barueri, 4 dez. 2018. Disponível em: https://portal.barueri.sp.gov.br/Noticia/04122018-barueri-e-a-primeira-cidade-do-brasil-a-implementar-tecnologia-da-google-na-rede-de-ensino. Acesso em 20 de abril de 2021.
CONSED. Secretaria de Educação lança aplicativo de ensino remoto. CONSED, Rio de Janeiro, 2 mar. 2021. Disponível em: https://rb.gy/g1gplk. Acesso em 12 de outubro de 2021.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998.
ESTADÃO CONTEÚDO. Lucro líquido da Alphabet, controladora do Google, salta 162% e chega a US$ 17,9 bilhões no 1º trimestre. Seu Dinheiro, São Paulo, 17 abr. 2021. Disponível em: https://www.seudinheiro.com/2021/empresas/lucro-liquido-da-alphabet-controladora-do-google-salta-162-e-chega-a-us-179-bilhoes-no-1o-trimestre/. Acesso em 18 de agosto de 2021.
FERNANDES, F. Apontamentos sobre a teoria do autoritarismo. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
FRAGA, N. Como o Google pretende dominar a educação. Época Negócios, São Paulo, 10 jan. 2019. Disponível em: https://rb.gy/p9aq21. Acesso em 20 de abril de 2021.
FTD Educação. Conectamos histórias, construímos futuros. FTD Educação, São Paulo, 2021. Disponível em: https://rb.gy/p68lps. Acesso em 18 de abril de 2021.
G1, Lucro da dona do Google cresce 20% em 2020. Valor Econômico, São Paulo, 2 fev. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/02/03/lucro-da-dona-do-google-cresce-20percent-em-2020.ghtml. Acesso em 30 de março de 2021.
GOOGLE. Nosso compromisso: Concentramos nosso trabalho nas áreas em que podemos ter o maior impacto. Google.org, São Paulo, 2021a. Disponível em: https://www.google.org/our-work/. Acesso em 12 de outubro de 2021.
________. Ensino de onde estiver. Google.org, São Paulo, 2021b. Disponível em: https://teachfromanywhere.google/intl/pt-BR/#for-teachers. Acesso em 18 de agosto de 2021.
________. São Paulo adota Google Apps para Educação. O blog do Google Brasil, São Paulo, 27 nov. 2013. Disponível em: https://brasil.googleblog.com/2013/11/sao-paulo-adota-google-apps-para.html. Acesso em 21 de março de 2022.
GOOGLE FOR EDUCATION. Of the 12.6M mobile devices shipped to US schools in 2016, #Chromebooks made up 58% of the market, via @nytimes goo.gl/VayxQR. Twitter, 16. mar. 2017. Tweet: @GoogleForEdu. Disponível em: https://bityli.com/kbdRH. Acesso em 5 de setembro de 2021.
_______________________. Education Fundamentals. Google for Education, São Paulo, 2021a. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/products/workspace-for-education/education-fundamentals/. Acesso em 3 de setembro de 2021.
_______________________. Chromebooks. Google for Education. São Paulo, 2021b. Disponível em: https://services.google.com/fh/files/misc/chromebooks.pdf. Acesso em 5 de setembro de 2021.
_______________________. Lessons in rolling out 300,000 Chromebooks from Chicago Public Schools. Google for Education. São Paulo, 2021c. Disponível em: https://edu.google.com/why-google/case-studies/chicago-public-schools/. Acesso em 5 de setembro de 2021.
_______________________. Por que usar o Google. Google for Education. São Paulo, 2021d. Disponível em: https://edu.google.com/intl/pt-BR/why-google/our-commitment/. Acesso em 22 de abril de 2021.
GOOGLE FOR EDUCATION. Ensino à distância. Google for Education. São Paulo, 2021e. Disponível em: https://edu.google.com/intl/ALL_br/latest-news/distance-learning/. Acesso em 8 de setembro de 2021.
_______________________. Visão geral do Google Workplace for Education. Google for Education. São Paulo, 2021f. Disponível em: https://edu.google.com/intl/pt-BR_ALL/products/workspace-for-education/. Acesso em 23 de abril de 2021.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Maquiavel-notas sobre o Estado e a política. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: os intelectuais; o princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: temas da cultura e ação católica; americanismo e fordismo. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobra as origens da mudança cultural. 26. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2016.
LEHER, R. Um novo senhor da educação? A política educacional do Banco Mundial para a periferia do capitalismo. Outubro, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 19-30, 1999.
MARX, K. O capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017. v. 1.
MONTAGNER, C. Secretarias de educação entregam alunos de bandeja como clientes para gigantes da tecnologia. Lavits, Rio de Janeiro, 2 ago. 2018.
MOTTA, V. C. Da ideologia do capital humano à ideologia do capital social: as politicas de desenvolvimento do milênio e os novos mecanismos hegemônicos de educar para o conformismo. 2007. 307f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - UFRJ, Rio de Janeiro.
MOTTA, V. C. Ideologias do capital humano e do capital social: da integração à inserção e ao conformismo. Trabalho Educação e Saúde, v. 6, n. 3, p. 549-571, nov. 2008.
OXFAM. Poder, lucros e a pandemia: da distribuição excessiva de lucros e dividendos de empresas para poucos para uma economia que funcione para todos. Oxfam Internacional, set. 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). Conselho Estadual de Educação (CEE). Deliberação CEE n.° 376, 23 mar. 2020a. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/z7i0vr8nhfmcdc8/D_2020-376.pdf?dl=0. Acesso em 30 de abril de 2020.
RIO DE JANEIRO (Estado). CI SEEDUC/SUGEN SEI n.o 22, de 5 de abril de 2020b. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/z7i0vr8nhfmcdc8/D_2020-376.pdf?dl=0. Acesso em 30 de abril de 2020.
_______________. Decreto n.o 47801, de 19 de outubro de 2021. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 19 out. 2021. Disponível em: https://tinyurl.com/2b8rawxs. Acesso em 3 de março de 2022.
RODRIGUES, J. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
RODRIGUES, J. Os empresários e a educação superior. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SAMPAIO, J. “O professor é a chave do ensino online”, diz ‘pai’ do Google Sala de Aula. Veja, São Paulo, 12 ago. 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/educacao/o-professor-e-a-chave-do-ensino-online-diz-pai-do-google-sala-de-aula/. Acesso em 18 de agosto de 2021.
NEVES, L. M. W. (Org). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002.
OLIVEIRA, V.. Google e Lemann se unem para entregar planos de aula direto no celular do professor. Porvir: Inovação em Educação, São Paulo, 20 mar. 2017. Disponível em: https://rb.gy/x7wdsl. Acesso em 2 de abril de 2021.
SANTOS, T.. Socialismo ou fascismo. Florianópolis: Insular, 2018.
SECRETARIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Parceria inédita da educação com o Google beneficia rede estadual de ensino. Portal do Governo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/parceria-inedita-da-educacao-com-o-google-beneficia-rede-estadual-de-ensino/. Acesso em 29 de março de 2022.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA. Programas e projetos: Google for Education. Governo de Santa Catarina, Santa Catarina, 2021 Disponível em https://rb.gy/huvafm. Acesso em 19 de agosto de 2021.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Educação: Applique-se. SEEDUC, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.seeduc.rj.gov.br/applique-se. Acesso em 11 de outubro de 2021.
SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Informes à categoria sobre o início das aulas remotas [...]. SEPERJ, Rio de Janeiro, 1 fev. 2021. Disponível em: https://rb.gy/yah65y. Acesso em 12 de outubro de 2021.
SOUZA, A. G. de; EVANGELISTA, O. Pandemia! Janela de oportunidades para o capital educador. Contrapoder [online], 15 abr. 2020. Disponível em: https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/. Acesso em 15 de novembro de 2020.
SOUZA, C. A. Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. 2019. 385f. Tese (Doutorado em Educação) - UFF, Niterói, 2019.
STATISTA. Advertising revenue of Google websites from 2001 to 2021, Statista, 2021. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/266249/advertising-revenue-of-google/. Acesso em 3 de março de 2021.
VEJA. Saúde: Covid-19 - uma doença de classe baixa. Veja, São Paulo, 13 maio 2020. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/covid-19-uma-doenca-de-classe-baixa/. Acesso em 21 de agosto de 2021.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Trabalho Necessário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.