A “QUESTÃO AMBIENTAL” NA OBTENÇÃO DA HEGEMONIA E O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DOS EDUCADORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55545

Resumen

El artículo discute la apropiación de la “cuestión ambiental” como artificio para obtener consensos sobre la concepción burguesa del mundo. Su aprehensión como especificidad social históricamente determinada debe buscar trascender la lógica instrumental creada por el proyecto de hegemonía burguesa, y corresponde especialmente a los educadores aprehender la totalidad determinada en las discusiones del tema, posibilitando su abordaje por el compromiso ético-político con su clase fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Vasquinho Siqueira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)/Pós-Doutorando

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Pesquisador do Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE-UFRRJ) e membro do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS-UFRJ). Possui histórico de atuação e pesquisa ligado principalmente ao campo da Educação, com ênfase nas áreas de Trabalho & Educação, Estado & Poder e na vertente crítica da Educação Ambiental. Desenvolveu pesquisas sobre a atuação da classe dominante na reprodução da hegemonia burguesa através da via pedagógica e sobre a educação ambiental crítica. Além da atuação acadêmica, trabalhou na implementação de projetos educativos com comunidades tradicionais atingidas por grandes empreendimentos industriais.

Citas

ANDERSON, P. In: SADER, E. & GENTILI, P. (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANELLO, L. de F. S. Os programas de educação ambiental no contexto das medidas compensatórias e mitigadoras no licenciamento ambiental de empreendimentos de exploração de petróleo e gás no mar do Brasil: a totalidade e a práxis como princípio e diretriz de execução. 2009. 189f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – FURG, Rio Grande.

BATISTA, M. do S. da S. Políticas Públicas de Educação Ambiental: a gestão do Programa Municipal de Educação Ambiental de Mossoró/RN. 2007. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRN, Natal.

BIANCHI, A. O ministério dos industriais: a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo na crise das décadas de 1980 e 1990. 2004. 288f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – UNICAMP, Campinas.

BUCI-GLUCKSMANN, C. Gramsci e o Estado. Coleção Pensamento Crítico, vol. 39. Tradução de Angelina Peralva. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2ª Ed., 1980.

CASTELO, R. O social liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

CÊA, G. S. dos SANTOS; SILVA, S. R. P.; SANTOS, I. M. De “Educação Para Todos” para “Todos Pela Educação”: diacronias e sincronias da ofensiva do capital na educação. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. 181-210, 30 jun. 2019.

CONSULTORIA LEGISLATIVA DA C MARA DOS DEPUTADOS. Maurício Boratto Viana (Consultor Legislativo da Área XI). Legislação sobre licenciamento ambiental: histórico, controvérsias e perspectivas. Brasília: Câmara dos Deputados, 2005. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/. Acesso em 4 de junho de 2012.

COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

FONTES, V. Reflexões im-pertinentes: História e capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2005.

GIDDENS, A. Admirável mundo novo: o novo contexto da política. In: MILIBAND, D. (org.). Reinventando a esquerda. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.

GRAMSCI, A. In: COUTINHO, C. N. (Org.). O leitor de Gramsci: escritos escolhidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 3. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho. Coedição: Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere, volume 1. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho. Coedição: Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GUERRA, Y. Instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Capacitação em serviço social e política social. Módulo 4. Brasília: Unb, 2000, p.51-63.

HAYEK, F. A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

LAMOSA, R. A educação ambiental e o novo padrão de sociabilidade do capital: um estudo nas escolas de Teresópolis (RJ). 2010. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRJ, Rio de Janeiro.

LAYRARGUES, P. P. Educação para a Gestão Ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: LOUREIRO, C.F.B; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (Orgs.) Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LIMA, K. R. D. S.; MARTINS, A. S. Pressupostos, Princípios e Estratégias. In: NEVES,

L. M. W. (Org.) A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LOUREIRO, C. F. B. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. Coleção Questões da nossa época, v.39. São Paulo: Cortez, 2012. 128 p.

LOUREIRO, C. F. B. Contribuições teóricas para pensar a prática da educação ambiental em uma perspectiva crítica-transformadora. In: ARAÚJO, N. M. S.; SANTOS, J. S.; SILVA, M. das G. e (Orgs.). Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o licenciamento na gestão pública do meio ambiente. 2ª ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2013.

MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W. A nova pedagogia da hegemonia e a formação/atuação de seus intelectuais orgânicos. In: NEVES, L. M. W. (Org.). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MELO, M. P. de; FALLEIROS, I. Reforma da aparelhagem estatal: novas estratégias de legitimação social. In: NEVES, L. M. W. (Org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

MENDONÇA, S. R. Estado e economia no Brasil: opções de desenvolvimento. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

MENDONÇA. S. R. de.; FONTES, V. M. História do Brasil recente: 1964-1992. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Editora Boitempo, 2009.

MMA. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Global. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global. Acesso em 27 de outubro de 2014.

MONTAÑO, C. O projeto neoliberal de resposta à “questão social” e a funcionalidade do “terceiro setor”. Lutas Sociais. São Paulo, vol. 8, jun. 2002. Disponível em: http://www.pucsp.br/neils/downloads/v8_carlos_montano.pdf. Acesso em 20 de outubro de 2014.

MONTAÑO, C; DURIGUETTO, M. L. Estado, Classe e Movimento Social. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NEVES, L. M. (org.) A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

OLIVEIRA, F. de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. 1ª ed. 4ª reimpr. São Paulo: Boitempo, 2013.

ONU. Organização das Nações Unidas. A ONU e o meio ambiente. Disponível em: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-meio-ambiente/. Acesso em 15 de outubro de 2014.

SAISSE, M.; LOUREIRO, C. F. B. Histórico da educação ambiental no âmbito federal da gestão ambiental pública: um panorama desde a Sema ao ICMBio. In: LOUREIRO, C. F. B. (Org.) Gestão pública do ambiente e educação ambiental: caminhos e interfaces. São Paulo: RiMa Editora, 2012.

SANTOS, J. S.; ARAÚJO, N. M. S. O Serviço Social e a Gestão Pública do Meio Ambiente. In: ARAÚJO, N. M. S.; SANTOS, J. S.; SILVA, M. das G. e (Orgs.). Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o licenciamento na gestão pública do meio ambiente. 2ª ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2013.

SILVA, M. das G. e. Questão ambiental e as principais formas de enfrentamento no século XXI. In: ARAÚJO, N. M. S.; SANTOS, J. S.; SILVA, M. das G. e (Orgs.). Educação Ambiental e Serviço Social: o PEAC e o licenciamento na gestão pública do meio ambiente. 2ª ed. São Cristóvão: Editora UFS, 2013.

THEODORO, S. H. et al. (Org.) Uma crise anunciada. In: THEODORO, S. H. (Org.) Mediação de conflitos socioambientais. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

WWF-Brasil. World Wildlife Fund. Dia da Sobrecarga da Terra/Overshoot Day. Disponível em: https://www.wwf.org.br/overshootday/. Acesso em 6 de agosto de 2022.

Publicado

2022-11-11

Cómo citar

Vasquinho Siqueira, T. (2022). A “QUESTÃO AMBIENTAL” NA OBTENÇÃO DA HEGEMONIA E O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DOS EDUCADORES. Revista Trabalho Necessário, 20(43), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v20i43.55545