CONTRIBUIÇÕES DE ALTHUSSER E FOUCAULT PARA OS ESTUDOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57036Resumen
Frente al actual contexto de militarización de las escuelas públicas en Brasil, el artículo revisa la teoría del Aparatos Ideológicos del Estado de Louis Althusser y la teoría del poder disciplinario de Michel Foucault. Indica que el uso heurístico y articulado de tales autores permite construir las bases de una dimensión represivo-disciplinaria de la educación en el capitalismo. Frente a tales orientaciones analíticas, se espera contribuir al estudio de las prácticas represivas en/de la educación y de las dinámicas de dominación política, reforzadas y rearticuladas en las escuelas que adoptan el modelo militarizado.
Descargas
Citas
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. Petrópolis, Vozes, 1999.
ARAUJO, Edna Rodrigues. Colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás - CEPMG: um estudo com foco no discurso da qualidade de ensino e seus dispositivos de verdade. 2021. 172f. Tese (Doutorado em Educação) - PUC - Goiás, Goiânia.
AQUINO, Julio Gropa. A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 53, 2013.
BACKER, David I. Althusser and Education: Reassessing Critical Education. London: Bloomsbury Academic, 2022.
BAUDELOT, Christian; ESTABLET, Roger. La escuela capitalista. México: Siglo XXI, 1987.
BERGER, Mandredo. Educação e dependência. São Paulo: Difel, 1984.
BEZERRA, Ana Célia Privado dos Santos. A militarização de escolas da rede estadual em Porto Velho-RO. 2019. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNIR, Porto Velho.
PARANÁ. Governo do Estado do Paraná. Lei nº 20.771, Curitiba, PR, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Manual das Escolas Cívico-Militares, Brasília, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.015, Brasília, 2019b.
BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 10.004, Brasília, 2019a.
BRASIL. Tribunal Superior Eleitoral. O caminho da prosperidade - Proposta de Plano de Governo de Bolsonaro. Brasília, 2018.
CASSIN, Marcos. Louis Althusser e o papel político/ideológico da escola. 2002.
f. Tese (Doutorado em Educação) – UNICAMP, Campinas.
CRUZ, Leandra Augusta de Carvalho Moura. Militarização das escolas públicas em Goiás: disciplina ou medo? 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em História). PUC - Goiás, Goiânia.
DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
FERRARI, Dener Gabriel. Em torno do discurso da/sobre a militarização de escolas no Brasil. 2022. 109f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – UNICAMP, Campinas.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.
GALLO, Sílvio. Editorial: “O ‘efeito Foucault’ em Educação”. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 2, 2014.
GAMBOA, Sílvio Sánchez. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas: Práxis, 1998.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2021. Brasília, 2022.
MIGUEL, Luis Felipe. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” – Escola sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Direito & Práxis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 15, 2016.
MIRANDA, Edna Mara Corrêa. Currículo das escolas militarizadas no Distrito Federal. 2021. 178f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — UNB, Brasília.
MOROSINI, Marília Costa; Fernandes, Cleoni Maria Barboza Fernandes. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, 2014.
OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Elementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática. Educar em Revista, Curitiba, n.14, 1991.
PALLOTTA, Julien. O efeito-Althusser sobre Foucault: da Sociedade Punitiva à Teoria da Reprodução. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, Brasília, n. 7, v. 1, 2019.
PAULO, Weslei Garcia de. Militarização do ensino no estado de Goiás: implementação de um modelo de gestão escolar. 2019. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) — UNB, Brasília.
PIMENTA, Alexandre Marinho. Paradoxos do atual sistema de ensino: a ação pedagógica diferenciada e o combate à reprodução. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) — UNB, Brasília.
PINHEIRO, Jair (org.). Ler Althusser. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
RYDER, Andrew. Foucault and Althusser: Epistemological Differences with Political Effects. Foucault Studies, 16, 2013.
SAES, Décio. Educação e classe social: o papel da classe média na formação do sistema de escola pública, na França (1880-1940) e no Brasil (1889-1940). São Paulo: Amazon, 2020.
SAGRES, Instituto. Projeto de Nação – O Brasil em 2035. Brasília, 2022.
SANTOS, Catarina de Almeida. “Sentido, Descansar, Em forma”: Escola-quartel e a formação para a barbárie. Educação & Sociedade, Campinas, v. 42, 2021.
SANTOS, Eduardo Junio Ferreira; ALVES, Miriam Fábia. Militarização da educação pública no Brasil em 2019: análise do cenário nacional. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 52, 2022.
SANTOS, Graziella Sousa dos. O avanço das políticas conservadoras e o processo de militarização da educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1999.
SILVA, Josué Pereira da. Poder e direito em Foucault: relendo Vigiar e Punir 40 anos depois. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo. n. 97, 2016.
SILVA, Lucas Trindade da; PARANÁ, Edemilson; PIMENTA, Alexandre Marinho. De aparelhos ideológicos de Estado ao nascimento da biopolítica, e volta. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, nov. 2020/fev. 2021.
STRIEDER, Roque; SILVA, Andrerika Vieira Lima. Escolas Cívico-Militares: constituição/rendição de subjetividades em prol de obediência e servidão. Roteiro, Santa Catarina, v. 47, 2022.
VIARO, Renee Volpato. Militarização escolar, disciplina e subjetividades: reflexões a partir de Foucault. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, n. 17, v. 38, 2022.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Trabalho Necessário
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Esta Revista é licenciada por Creative Commons (Atribuição 4.0 Internacional).
O processamento e a publicação dos trabalhos não implicam em nenhum tipo de custo para os autores.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHO AUTORAL
Esta revista es licenciada por Creative Commons (Atribuición 4.0 Internacional).
Lo procesamiento y la publicación de los trabajos no implica en ninguno tipo de costo para los autores.
Los autores tienen permiso para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta revista.
DECLARATION OF COPYRIGHT
The Journal is licensed by Creative Commons (Attribution 4.0 International).
Processing and publication of the work do not imply any cost to the authors.
The authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a chapter of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
- Declaro que participei da elaboração do referido artigo / resenhas ou de outros elementos para a composição das seções da Revista TrabalhoNecessário-TN, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro(os) autor (es) e que segui(mos) as diretrizes (normas e instruções) para os autores;
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela Revista Trabalhonecessário;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a Revista TrabalhoNecessário, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à Revista TrabalhoNecessário-TN é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.