EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON

Autores/as

  • Mauro Rogério de Almeida Vieira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57309

Resumen

Al realizar la investigación de la praxis loci referentes a los procesos formativos con economía solidaria en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, encontramos que estos procesos formativos articulados con los elementos de la economía solidaria impulsan la transformación social. De esta forma, podemos caracterizar la praxis pedagógica y política de esta experiencia como una praxis militante emancipatoria.

Palabras Clave: Formación profesional; Práxis; Experiencia; Economía Solidaria; E. P. Thompson.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mauro Rogério de Almeida Vieira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN/Mossoró.

 

Citas

CENTRO FEMINISTA 8 DE MARÇO. A instituição. Disponível em https://centrofeminista.com/a-instituicao/. Acesso em 08 de abril de 2020.

FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. A formação do “cidadão produtivo”: da política de expansão do ensino médio técnico nos anos 80 à fragmentação da educação profissional nos anos 90: entre discursos e imagens (2001-2004). Rio de Janeiro: UFF, Relatório de pesquisa, 2004.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GAIGER, L. I. A Economia Solidária e a revitalização do paradigma cooperativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 28, n. 82, 2013.

GALEANO, E As veias abertas da América Latina. Editora L&PM, 2010.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

IFRN. Projeto político-pedagógico do IFRN: Uma construção coletiva. Natal/RN, 2012.

IFRN/MOSSORÓ. Relatórios de Gestão. Mossoró, 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/mossoro/institucional/relatorios-de-gestao. Acesso em 14 de outubro de 2020.

IFRN/MOSSORÓ. Relatórios de Gestão. Mossoró, 2016. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/campus/mossoro/arquivos/relatorio-de-gestao. Acesso em 14 de outubro de 2020.

IFRN/MOSSORÓ. Relatório do I seminário – Economia Solidária em movimento: problemas e soluções. Mossoró, 2017. Disponível no arquivo do projeto “GerAção Solidária”. Acesso em 14 de outubro de 2020.

JINKINGS, I. DORIA, K. CLETO, M. Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2016.

MARX, K. ENGELS, F. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.

MARX, K. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.

PRADO Jr., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994. 390 p.

QUEIROZ, K. da S.; SOUZA, Fr. das C. S. Implantação da UNED/ETFRN em Mossoró: A primeira expansão da educação profissional federal no Rio Grande do Norte. Revista brasileira de educação profissional e tecnológica, 2017. v. 2 nº 13.

REDE XIQUE XIQUE. Carta de princípios da Rede Xique Xique de comercialização solidária. Disponível em http://redexiquexique.resf.com.br/quem-somos/. Acesso em 28 de abril de 2020.

SANTOS, J. A. dos. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, Eliane M. T.; FARIAS FILHO, Luciano M.; VEIGA, Cyntia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

SOUSA Jr. J. de. Trabalho, práxis e o programa marxiano da educação. In: Reunião anual da ANPED, 31, 2008, Caxambu. Anais. Caxambu, ANPED, 2008.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

THOMPSON, E. P. A Formação da Classe Operária Inglesa: A Árvore da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

THOMPSON, E. P. Costume, lei e direito comum. In: THOMPSON, E. P. Costumes em comum – Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

THOMPSON, E. P. Os Românticos – a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

TIRIBA, L. Fios invisíveis do(s) mundo(s) do Trabalho: a experiência à lupa. In: Magalhães, Lívia Diana R.; Tiriba, Lia. Experiência: o termo ausente? Sobre história, memória, trabalho e educação. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.

VANNUCHI, P. Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

Publicado

2023-04-13

Cómo citar

de Almeida Vieira, M. R. . (2023). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON. Revista Trabalho Necessário, 21(44), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57309