About the Journal

The journal Cadernos de Letras da UFF calls for unpublished articles which contribute for the debate within the Languages and Linguistics’ fields. Besides essays and reviews of relevant works for the area, also translations of acknowledged importance are accepted. Papers written in Spanish, French or English may be accepted for evaluation. In these cases, it is mandatory that the first abstract is in Portuguese.

Announcements

Chamada de artigos

2024-10-21

Ciência aberta e novas tecnologias de linguagem: tradução, legendagem e arquivos digitais

Open science and new language technologies: translation, subtitles and digital archives

v. 36 n. 70 - jun. 2025

Organizadores:
Bethania Mariani (UFF)
Gian Luigi de Rosa (Università degli Studi Roma Tre)
Rívia Fonseca (UFRRJ)

Read more about Chamada de artigos

Current Issue

Vol. 35 No. 68 (2024): Fronteiras e subversões da narrativa criminal
					View Vol. 35 No. 68 (2024): Fronteiras e subversões da narrativa criminal

Gêneros como o romance de enigma, o filme noir, o police procedural e as histórias de gângster são, como aponta John G. Cawelti (1976), formulaicos, ou seja, partem de certos padrões de enredo, personagens arquetípicos e temas recorrentes como matriz para a produção de um extenso corpus de narrativas. Autores como Todorov (1966) verão, dessa forma, a repetição do modelo com o parâmetro de sucesso das obras, afirmando que “O romance policial por excelência não é aquele que transgride as regras do gênero, mas o que a elas se adapta”. (p. 94). No entanto, do whodunit da era de ouro da ficção detetivesca à multifacetada narrativa criminal contemporânea, é nítida a multiplicação de formas e conteúdos explorados por esse tipo de obra. Tais mudanças não seriam possíveis sem que houvesse quem, discordando de Todorov, transgredisse as normas do gênero justamente para renová-lo, como o faz, por exemplo, o próprio Raymond Chandler – o que fica claro ao lermos seu “The Simple Art of Murder” (1950). Dessa forma, buscamos, nesse número, trabalhos interessados em explorar as fronteiras do gênero e as diversas subversões que tensionam as fórmulas engessadas na direção de uma renovação da narrativa criminal. A ideia de fronteira, aqui, servirá tanto em seu sentido das limitações (de estrutura, temas, mídias etc.) daquilo que é identificado como parte de um gênero, quanto no sentido geográfico, pensando as maneiras como o deslocamento na direção das margens dessa produção acaba também subvertendo suas fórmulas, expectativas e convenções.

Organização: Carla Portilho (UFF), Vanessa Cianconi Viana (UERJ) e Pedro Puro Sasse da Silva (UFF)

Published: 2024-08-22

Introduction

View All Issues