Analysis of the work in hand - contributions to the approach to chagas disease and health education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48772

Keywords:

neglected diseases, japanese art, educational practice, animanga, educational resource

Abstract

The absence and insufficiency of educational resources that can be used to deal with Chagas disease characterizes one of the dimensions of neglect that this ailment goes through. In contrast, Japanese works such as anime and manga are increasingly present in western culture and bring together a set of social representations on socially acute themes. Faced with this issue we performed the analysis of the work In Hand, a Japanese live action based on the theme of Chagas disease. This study was based on references from the fields of film analysis, analysis and image statute, health-disease process, stigma, sociology of the body, social representations and science teaching. After the analysis, questions emerged regarding the patient’s stereotype, disease transmission, view on science and the scientist. We emphasize the potential of this resource for educational practice, although the material was not designed for this purpose. However, it is necessary that the mediator of the educational practice has a keen eye to work with scientific distortions and inaccuracies that may arise, as well as to contextualize the work to the public engaged in the practice.

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Author Biographies

Sheila Soares de Assis, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), mestre e doutora em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (RJ). Atua como pós doutoranda no programa de pós graduação que foi titulada e como docente no curso Pós Graduação Lato sensu de Ciência, arte e cultura na saúde (IOC/Fiocruz). Colaboração no artigo: Seleção, análise do material e redação do texto.

Fernanda Sant'Ana Pereira-Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Especialização (Lato Sensu) em Análises Clínicas, Mestre em Ciências (2019) IOC/FIOCRUZ-RJ. Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Linhas de atuação: Ensino, Educação em saúde, Parasitologia e Promoção da Saúde. Faz parte da equipe do curso de extensão Falamos de Chagas com Ciência & Arte, Membro do grupo de pesquisa em Doença de Chagas e Inovação.

Telma Temoteo dos Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Salinas, MG

Possui graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia (licenciatura), mestre e doutora em Ciências, pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (RJ). Atua como docente no nível técnico e nas graduações (bacharelados e licenciatura) no Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG, campus Salinas) e como docente na Pós Graduação Lato sensu de Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Colaboração no artigo: Seleção, análise do material e redação do texto.

Ana Isabelle Santana Baptista, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Mestranda em Ensino em Biociências e Saúde, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Graduada em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, atua na linha de pesquisa de Ciência e Arte, com ênfase em Ensino Formal de Ciências e Biologia, Formação Continuada, Saúde e Ambiente.

Luciana Lopes de Almeida Ribeiro Garzoni, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Biologia Celular e Molecular, Graduada em Ciências Biológicas. É Pesquisadora Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz. Docente dos Programas de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde e Biologia Celular e Molecular. Atualmente é vice diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Colaboração no artigo: Revisão do texto.

Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Doutora e mestre em Ciências. Graduada em Museologia. É Tecnologista Sênior em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua como Coordenadora o Grupo de Estudos em Animê, Mangá, Ficção Científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós Graduação Lato sensu em Ciência, Arte e Cultura do Instituto Oswaldo Cruz. Colaboração no artigo: Capitação, seleção, análise do material, discussão dos resultados e revisão do texto.

Tania Araújo-Jorge, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Medicina, é mestre e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora Titular no Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz e docente no curso Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Atualmente é diretora do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz. Colaboração no artigo: discussão, análise e revisão do texto.

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Published

2023-04-28

How to Cite

Assis, S. S. de, Pereira-Silva, F. S., Santos, T. T. dos, Baptista, A. I. S. ., Garzoni, L. L. de A. R., Sawada, A. C. M. B., & Araújo-Jorge, T. . (2023). Analysis of the work in hand - contributions to the approach to chagas disease and health education . Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 405-422. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48772

Issue

Section

Artigos