Análise da obra in hand – contribuições para a abordagem da doença de chagas e a educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48772Palabras clave:
doenças negligenciadas, arte japonesa, prática educativa, animangá, recurso educacionalResumen
A ausência e insuficiência de recursos educacionais que possam ser empregados para a abordagem da doença de Chagas caracterizam uma das dimensões da negligência que este agravo enfrenta. Em contrapartida, obras japonesas como animês e mangás estão cada vez mais presente na cultura ocidental e reúnem um conjunto de representações sociais sobre temas socialmente agudos. Frente a essa questão, realizamos a análise da obra In Hand, uma live action japonesa, cujo episódio é baseado no tema da doença de Chagas. O estudo apoiou-se em referenciais dos campos análise fílmica, análise e estatuto da imagem, processo saúde-doença, estigma, sociologia do corpo, representações sociais e ensino de Ciências. Emergiram questões referentes ao estereótipo do paciente, transmissão da doença e visão sobre a ciência e o cientista. Ressaltamos a potencialidade deste recurso para práticas educacionais embora o material não tenha sido concebido para este fim. Contudo, é necessário que o mediador da prática educativa tenha um olhar apurado para trabalhar distorções e incorreções científicas que podem surgir, bem como contextualizar a obra ao público engajado na prática
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