Vol. 7 No. 7 (2015): Revista Mídia e Cotidiano

					View Vol. 7 No. 7 (2015): Revista Mídia e Cotidiano

A Revista Mídia e Cotidiano (ISSN 2178-602X), é uma publicação quadrimestral acessível em meio eletrônico, veiculando papers elaborados por pesquisadores da área de Comunicação e afins.

Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), e vinculada ao Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Mídia e Cotidiano (LaPA), a revista apresenta em suas edições artigos, resenhas, espaços para entrevistas e seções especiais, tendo como proposta ser um espaço para discussão e divulgação de trabalhos científicos relevantes para o cenário das pesquisas em Comunicação elaborados por pesquisadores doutores (mestres e alunos de pós-graduação podem enviar artigos em coautoria com orientadores doutores), fomentando a produção cultural, o debate e o diálogo na comunidade acadêmica.

Published: 2015-11-30

Sumário

  • Sumário

    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9747

Editorial

  • Mídia, Educação e os jornais de amanhã

    Alexandre Farbiarz, Emmanoel Martins Ferreira, Wagner da Silveira Bezerra
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9748

Artigos Seção Livre

  • Uma análise fenomenológica da narrativa no livro “Dossiê Brasília O segredo dos presidentes”

    Fernando lopes da Silva, Sandra Sueli Garcia de Sousa
    4-19
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9749
  • JORNALISMO CULTURAL: PERSPECTIVAS SOBRE MEDIAÇÃO E ETHOS PROFISSIONAL A PARTIR DE ENTREVISTAS COM JORNALISTAS

    Luciano Alfonso, Cida Golin
    20-33
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9750
  • Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.

    Luciana Gomes FERREIRA, Anabela Gradim
    34-49
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9751
  • Mídia e Everyday Life. Influências e Resistências cotidianas

    Karina Inácio de Araujo Lambert, Gabriela Santos Alves
    50-66
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9752
  • Catástrofes ambientais na mídia: narrativas das chuvas de 1966 e 2

    Marta de Araujo Pinheiro
    67-83
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9753
  • Technology, Empowerment and Community Radio

    Salvatore Scifo
    84-111
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9754

Artigos Seção Temática

  • Algumas notas sobre rádio, comunicação e educação: o programa Serelepe

    Cristiane da Silveira Lima, Eugenio Tadeu Pereira
    112-125
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9755
  • A EDUCOMUNICAÇÃO E AS NOVAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS: UM CAMPO DE INTERSEÇÕES

    Rosa Maria Cardoso Dalla Costa, Aline Tainá Amaral Horn
    126-139
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9756
  • QUE MONSTRO TE MORDEU ?: Análise Semiótica e Perspectiva Educomunicacional

    Mariana de Souza Gomes, Audrey Bonjour
    140-155
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9757
  • FACEBOOK E SUAS POSSIBILIDADES/CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS NO CURSO DE JORNALISMO

    Mirna Tonus, Christiane Pitanga Serafim da Silva, Diva Souza Silva, Danilo Fonseca
    156-169
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9758
  • DECODIFICAÇÃO: OS ESTUDOS CULTURAIS COMO POSSIBILIDADE DE ENTENDIMENTO À MIDIATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

    PATRÍCIA RAKEL DE CASTRO SENA, Maria Das Graças Pinto Coelho, Heitor Costa Lima da Rocha
    170-187
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9759
  • Políticas culturais e “Cinema Para Todos”: reflexões e caminhos possíveis

    Patrícia Gonçalves Saldanha, Tatiane Mendes
    188-202
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9760

Entrevistas

  • A Educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica

    Alexandre Farbiarz, Emmanoel Martins Ferreira, Wagner da Silveira Bezerra
    203-208
    DOI: https://doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9761