About the Journal

BIANNUAL MAGAZINE MARCH / SEPTEMBER - ISSN 2237-1508

This is a newspaper that seeks to deepen the theoretical discussions necessary for a period in which technology, culture and art have blended. It turns, in particular, to the academic-scientific community of Culture. PragMATIZES is a publication of the Post Graduate Program in Culture and Territorialities (PPCULT-UFF), in partnership with the Cultural Action Laboratory (LABAC-UFF), both linked to the Institute of Art and Social Communication (IACS-UFF).

This magazine has a blind peer review policy.

Magazine included in the Portal do Jornal CAPES / Signatária da Declaração de DORA / Cadastrada na ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) / Cadastrada na Redib (Rede Ibero-americana de Inovação e Conhecimento Científico) / Cadastrada na Red Latinoamericana de Revistas Acadêmicas em Ciências Sociais e Humanas da FLACSO -  LatinREV / Related non Diretório de Latindex ( Sistema Regional de Informação Online para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal). Jornal relacionado ao  DOAJ / Directory of Open Access Kournals.

Announcements

Chamada de artigos para integrar o Dossiê 30: Formação em Organização da Cultura

2025-04-29

Dossiê 30: Formação em Organização da Cultura

Organizadorxs: Carla Rabelo (UNILA), Leonardo Costa (UFBA), Renata Rocha (UFBA).

Observação geral: O dossiê integrará a edição de março de 2026, e o prazo para envio das colaborações é até 31 de outubro de 2025, através do site da revista http://periodicos.uff.br/pragmatizes/.

Destacamos que as normas editoriais do periódico indicam a necessidade dos artigos serem de autoria de pesquisadores doutores, ao menos um dos autores, e que todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma da revista.

As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions.

Ementa do dossiê: A cultura assume uma extensa gama de formas de organização, e para além do criador/artista surgem profissionais dedicados especificamente à divulgação e à organização das atividades relativas ao percurso que separam as obras de seus públicos. O dossiê se dedica a reflexões em torno da formação em organização da cultura, recebendo trabalhos que se dediquem a temas como: Abordagens teórico-metodológicas sobre a formação em organização da cultura; Demandas e necessidades de formação, qualificação e aprimoramento profissional; Diagnósticos sobre formação em organização da cultura no Brasil e em outros países; Políticas públicas para formação e inserção dos profissionais da organização da cultura; Currículos, formatos e abordagens adotados em espaços de formação em organização da cultura existentes no Brasil e em outros países; Dados sobre o perfil dos ingressantes e de egressos nos cursos da área; Relatos de experiências de fóruns de debates, eventos acadêmicos e novos cursos dedicados à temática; Experiências extensionistas em Organização da Cultura e suas relações indissociáveis com pesquisa e ensino; Análises sobre inserção e ensino de componentes curriculares de Organização da Cultura; Diversidade, acessibilidade e inclusão na formação na área; Mercado de trabalho e os caminhos profissionais dos egressos.

Read more about Chamada de artigos para integrar o Dossiê 30: Formação em Organização da Cultura

Current Issue

Vol. 14 No. 27 (2024): Edição 27: inclui o dossiê "Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologias e enfoques pedagógicos"
					View Vol. 14 No. 27 (2024): Edição 27: inclui o dossiê "Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologias e enfoques pedagógicos"
Published: 2024-10-03

Capa, Corpo Editorial, Sumário, Editorial

Dossiê 27: Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologías e enfoque

View All Issues