REFLEXÕES RELATIVAS À TRÍADE FILOSOFIA-POLÍTICA-ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Autores/as

  • Luiz Fernando Conde Sangenis
  • Galvani Almeida Junior

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39118

Resumen

Tratamos, na perspectiva ilosóica, da politização e da ética na
formação e na atividade docente. Partindo da deinição
aristotélica de que o homem é um animal político, construímos
uma argumentação fundamentada na tríade ilosoia – política
– ética. A politização da atividade docente é acompanhada por
uma prática proissional ética, tão necessária para a
implementação de uma educação libertadora, cujo objetivo é
fomentar nas novas gerações uma visão crítica da realidade,
visando à emancipação da civilização a partir do compromisso
com as classes populares. Essa emancipação passa pela
construção de um novo modo de nos relacionarmos
socialmente, de sorte que as riquezas produzidas pela
sociedade sejam distribuídas de forma igualitária,
possibilitando vida digna para toda a espécie humana.

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Publicado

2015-12-10

Cómo citar

Sangenis, L. F. C., & Junior, G. A. (2015). REFLEXÕES RELATIVAS À TRÍADE FILOSOFIA-POLÍTICA-ÉTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO LIBERTADORA. RevistAleph, (24). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i24.39118

Número

Sección

Pulsações e Questões Contemporâneas

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