RECONHECENDO OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AVALIAÇÃO DE UM PLANO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS

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DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41386

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Fracasso escolar. Plano didático-pedagógico. Conhecimentos prévios.

Abstract

Um dos fatores que podem contribuir para o fracasso escolar na educação de jovens e adultos é a concepção tradicional de ensino, na qual o aluno é mero expectador das informações apresentadas pelo professor. A fim de mudar tal prática desenvolvemos uma sequência didático-pedagógica para o ensino de ciências orientada por teorias e princípios neurocientíficos da aprendizagem ativa de adultos. Na percepção da maioria dos alunos o conjunto das diversas atividades realizadas contribuiram ao aprendizado adquirido, sendo do tipo que não se esquece fácil e aplicável no cotidiano. Concluímos que o êxito se deveu principalmente à integração e contextualização das atividades, adequadas às necessidades e aos conhecimentos prévios dos sujeitos da EJA.

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Pubblicato

2020-07-24

Come citare

Machado dos Santos, M., & Borges Barreto, C. M. (2020). RECONHECENDO OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AVALIAÇÃO DE UM PLANO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE CIÊNCIAS. RevistAleph, (34). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41386

Fascicolo

Sezione

Experiências Instituintes