No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras

					View No. 7 (2017): Paulo Freire (1921-1997): novas leituras
Published: 2017-11-09

Editorial

  • Editorial

    Maria Inês Bomfim, Percival Tavares da Silva
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.429

Thematic Dossier

  • RETROSPECTIVA SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

    Maria da Gloria Gohn
    10-32
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.408
  • A TRAJETÓRIA INICIAL DE PAULO FREIRE: do Desenvolvimento e das Tensões do Seu Método de Alfabetização de Adultos (1958-1967)

    Rodrigo Lima Ribeiro Gomes
    33-63
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.397
  • EM DEFESA DO LEGADO DE PAULO FREIRE

    Jane Paiva
    64-87
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.427
  • POR UMA PEDAGOGIA DA MILITÂNCIA: identidade coletiva como fundamento da educação popular

    Diego Chabalgoity
    88-111
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.425
  • A IMPORTÂNCIA DE PAULO FREIRE PARA DIVERSAS GERAÇÕES DE DOCENTES

    Nilda Alves, Virgínia Louzada
    112-132
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.399
  • PEDAGOGIA DA UTOPIA: um diálogo entre Paulo Freire e Ernst Bloch

    Frederico Alves Lopes, Antônia Vitória Soares Aranha
    133-158
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.400
  • Amílcar Cabral por Paulo Freire - PARA PENSAR PEDAGOGÍAS DEL SUR

    Lidia Mercedes Rodríguez
    159-181
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.417
  • O QUE PAULO FREIRE ENSINOU NA ÁFRICA OU O SEGUNDO CADERNO DE CULTURA POPULAR

    Orlando Chemane
    182-208
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.426
  • ESCOLA COMO UMA BASE PARA O POVO TOMAR O PODER? Diálogo entre Samora Machel e Paulo freire

    Adelino Inácio Assane, Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse
    209-227
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.428
  • A DIALOGICIDADE NA EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE E NA PRÁTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS

    Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    228-253
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.414
  • O SENTIDO DA FORMAÇÃO HUMANA E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO ALFABETIZADOR COM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL A PARTIR DO DIÁLOGO COM PAULO FREIRE

    Odiliana Ribeiro de Souza
    254-280
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.406
  • PAULO FREIRE E FORMAÇÃO DE EDUCADORES: uma epistemologia em construção dialógica?

    Maria Lucia Cunha Lopes de Oliveira, Olga Azevedo Marques de Oliveira
    281-302
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.395
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR E O SERVIÇO SOCIAL: um diálogo com os pressupostos freirianos

    Francine Helfreich Coutinho dos Santos
    303-325
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.393

Entrevista - Dossiê Temático

  • SOBRE PAULO FREIRE E OS ATUAIS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO: entrevista com Carlos Alberto Torres

    Equipe Editorial Movimento - revista de educação
    326-333
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.420

Resenha - Dossiê Temático

  • EDUCANDO COM CONSCIÊNCIA

    Daniela Queiroz
    408-411
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.381
  • ESSA ESCOLA CHAMADA VIDA

    Jaqueline Ventura, Ana Paula Moura
    412-418
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.424

Documento - Dossiê Temático

  • COM HUMOR E PAULO FREIRE: a educação na Guiné Bissau (1976 – 1980)

    334-366
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.421
  • A EMOÇÃO DE ESTAR EM ANGICOS/RN - 54 anos depois

    367-376
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.422
  • “POLÍTICA E POLITICIDADE DA EDUCAÇÃO”: uma disciplina sobre Paulo Freire lecionada em Portugal

    377-407
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i7.423

Artigo