A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456

Abstract

This study aims to understand the process of entrepreneurship in education, from the ideology of entrepreneurship in public schools and its relationship with our peculiar condition of a country of dependent capitalism, in the face of the crisis of capitalism itself.  To do so, we investigate how entrepreneurship was raised to the condition of structuring axis of the Formative Itineraries in the Reform of High School, as well as its prominence in the educational policies of the state of Rio de Janeiro, configuring its centrality as an ideological response of the bourgeoisie to the crisis of capital

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Matheus Rufino Castro, Colégio Pedro II

Professor de Educação Física - Colégio Pedro II - Campus Duque de Caxias
Doutor em Educação - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Coordenador do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA-CPII).

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ.

Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

Catarina Azevedo Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Português-Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX)

References

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasília, DF: 2018. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-MEC-1432-2018-12-28.pdf. Acesso em 13 de novembro de 2021.

______. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado nº 2.944, de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir os temas do empreendedorismo e da inovação nos currículos da educação básica e superior. Brasília, DF: Senado Federal, 2021. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9007074&ts=1640120746715&disposition=inline. Acesso em 26 de fevereiro de 2022.

BRAZ, M. O golpe nas ilusões democráticas e a ascensão do conservadorismo reacionário. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 128, p. 85-103, jan./abr. 2017.

CAMPOS, A. C. IBGE: informalidade atinge 41,6% dos trabalhadores no país em 2019. População preta ou parda estava mais inserida em ocupações informais. Disponível: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-11/ibge-informalidade-atinge-416-dos-trabalhadores-no-pais-em-2019. Acesso em 20 de abril de 2021.

CASTRO, M. R. A crise do capital e o projeto reacionário de educação: uma análise do ataque conservador do Escola sem Partido ao Colégio Pedro II. 2019. 490f. Tese (Doutorado em Educação) – UERJ, Rio de Janeiro.

CARCANHOLO, M. D. Crise econômica atual e seus impactos para a organização da classe trabalhadora. Revista Aurora, v. 4, n. 6, agosto 2010.

CARCANHOLO, M. D. O atual resgate crítico da teoria da dependência. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 1, p. 191-205, jan./abr. 2013.

CHAVES, D.; MOTTA, V.; GAWRYSZEWSKI, B.. Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições. Perspectiva, Florianópolis, v. 38, n. 3, p. 1-21, jul./set. 2020.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DIAS, G. P. Empreendedorismo, educação e sociabilidade: a radicalização do indivíduo como sócio majoritário de si. 2019. 566f. Tese (Doutorado em Educação) – UFJF, Juiz de Fora.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

GAWRYSZEWSKI, B. Crises capitalistas e conjuntura de contrarreformas: qual o lugar do Ensino Médio? Revista Pedagógica, Chapecó, v. 19, n. 42, p. 83-106, set./dez. 2017.

HARVEY, D.. O enigma do capital e as crises do capitalismo. Tradução João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo, 2011.

KOSSAK, A. Novo Ensino Médio ou renovação das condições de manutenção da velha dualidade educacional? 2020. 326f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRRJ, Nova Iguaçu.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MASCARO, A. L. Estado e forma política. 1ªed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MOTTA, V. C; ANDRADE, M. C. P. O empresariamento da educação de novo tipo e suas dimensões. Educação e Sociedade, Campinas, v. 41, e224423, 2020.

PEREIRA, N.; CIAVATTA, M.; GAWRYSZEWSKI, B.. O processo de reforma do Ensino Médio no Rio de Janeiro. Revista Retratos da Escola, no prelo.

SCHUMPETER, J. A. A teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

Published

2022-07-22

How to Cite

Rufino Castro, M., Gawryszewski, B., & Azevedo Dias, C. (2022). A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-25. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456