BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53363

Resumen

Este artigo discute la inserción de la Pedagogía de las Competencias y de las Competencias Socioemocionales a partir de la actuación del Instituto Ayrton Senna y de la Fundación Roberto Marinho. La investigación se ha dedicado a las documentacións de ambas instituciones así como a las legislaciones educacionales. Por lo tanto, concluimos que la educación demandada por la burguesía compromete la formación de la juventud en nombre de lo mercado de trabajo.

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Biografía del autor/a

Ramon Mendes da Costa Magalhães, Universidade do Estado de Minas Gerais

Atualmente é professor do Ensino Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Carangola/MG e da rede municipal de educação de Duque de Caxias. É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc-UFRRJ). Possui mestrado em Educação e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF). 

Amanda Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Amanda Rodrigues tem licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro (PPGeduc/UFRRJ). É membro do laboratório de Investigação Estado, Poder e Educação sediado na Universidade Federal Rural do estado do rio de Janeiro. Atua como professora da educação básica das redes municipais de Itaboraí e Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-07-22

Cómo citar

Mendes da Costa Magalhães, R., & Rodrigues, A. (2022). BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS. Revista Trabalho Necessário, 20(42), 01-24. https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53363