Vol. 32 No. 62 (2021): Multilinguismo, Discurso e Direitos Linguísticos

					View Vol. 32 No. 62 (2021): Multilinguismo, Discurso e Direitos Linguísticos

A partir de uma perspectiva multi e transdisciplinar, o número 62 do Caderno de Letras tem por objetivo articular as reflexões produzidas no campo dos estudos da linguagem que se pautam nos direitos linguísticos e contribuem para o combate à desigualdade social na atualidade, considerando os estreitos laços entre linguagem, política e sociedade. Nortearemos essa edição nas propostas de análise teórica e crítica, bem como nos estudos aplicados que abordam questões relacionadas às línguas em diferentes situações sociopolíticas e históricas: estratégias de padronização; políticas de letramento intercultural e de espaços para as diversas línguas, políticas linguísti cas para a internacionalização acadêmica e os desafios da sociedade do conhecimento.

Published: 2021-07-30

Introduction

  • Multilinguismo, discurso e direitos linguísticos

    Telma Cristina Pereira, Mônica Savedra
    8-12
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.50917

Interview

  • Glotofobia, fenômeno de estigmatização social: entrevista com Philippe Blanchet

    Shirlei Baptistone
    13-22
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47443

Dossier

  • O monolinguismo nacionalista do Estado Novo nas páginas da Revista de Imigração e Colonização

    Pedrina Barros de Castro
    23-44
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.44611
  • Multilinguismo e direitos linguísticos: a cooficialização e a patrimonialização como formas de reconhecimento de línguas minorizadas

    Marina Souza
    45-79
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.49004
  • Direitos linguísticos e a promoção da diversidade linguística no Brasil

    Maria Clara Castellain Mayworm
    80-100
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47291
  • LINGUISTIC DIVERSITY AND LINGUISTIC RIGHTS IN THE REFUGE CONTEXT OF RIO DE JANEIRO

    Ana Cristina Balestro
    101-118
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47395
  • LINGUISTIC PLURALITY AND LANGUAGE IN EDUCATION POLICIES IN BRAZIL TOWARDS MULTILINGUALISM MANAGEMENT

    Isis Ribeiro Berger
    119-142
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47131
  • Pedro II School: democracy in additional language teaching

    Maria Gabriela Braga da Silva
    143-162
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47378
  • DEBATS AUTOUR DE LA NORME ET DE LA QUALITE DE LA LANGUE EN MILIEU MINORITAIRE : L’EXEMPLE DE L’ACADIE DU NOUVEAU-BRUNSWICK

    Laurence Arrighi, Émilie Urbain
    163-190
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48776
  • The standardization process of Louisiana French: issues and outcomes

    Nina Rioult
    191-213
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47013
  • REDUCTIONS AND LANGUAGES NOTES ON THE FORMATION OF PARAGUAYAN GUARANI

    Joyce Palha Colaça
    214-236
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47428
  • Inventory of words of Portuguese loanwords in Malay/Indonesian

    Ebal Bolácio
    237-270
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48994
  • Tracing pathways of innovation and solidarity: the life and work of Jan Blommaert

    Joel Windle, Daniel N. Silva
    271-281
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48721

Translation

  • Decoloniality and language in education: Transgressing language boundaries in South Africa

    Anderson Lucas Macedo, Gabriela Soares Freire; Carolyn McKinney
    282-313
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47409

Other Themes

  • Polidez, expressão de postura e a comunicação fática: uma análise de interações em um fórum virtual

    Ana Larissa Oliveira, João Pedro Marques
    314-333
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.49226
  • EPISTEMOLOGY OF ERRANCE: THE SEDENTARIZATION OF MEANING IN SCIENTIFIC LANGUAGE

    João Flávio de Almeida
    334-355
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48672