A Paulo Freire's work and legacy in the encounter with the black movement:

questions about the training of teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52487

Keywords:

racism, teacher training, black movement, education

Abstract

In a period of pandemic and isolation, “Black Lives Matter” showed the world the strength of the black movement based on struggles against public security forces  in the face of the genocide of black people. This American movement  about the black movement in Brazil. Such movements teach us to think about necropolitics and coloniality, but also about countercolonization and the struggle for education as a practice of freedom in confronting racism, prejudice and the mortality imposed by State policies in Brazil. In order to do this, it is necessary to think about the training of teachers, as we understand the need to deconstruct a static training process and the construction of teaching as a political activity that takes place in its complexities, with specific, singular characteristics. Thus, it demands and mobilizes new teaching perspectives of engagement, struggle and transformation that exist in Paulo Freire's work and legacy, in his writings, and in his practice a broad and reliable inspiration. Therefore, we will reflect the training of teachers as a fundamental way to fight oppression, exclusion, stigmatization and annihilation generated by racialization in the country. For that reason, this article presents the relationships between the black movement and the work of Paulo Freire.

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Author Biographies

Maylta Brandão dos Anjos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas educacionais, formação de professores e educação inclusiva. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica; Ensino de Ciências, Divulgação Científica e Promoção de Saúde.

Luiza Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação Antirracista. Integra o Coletivo de Professoras/es Negras/os, Ativistas e Militantes Antirracistas da UFF (ENUFF) e o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (CDINN).

Maria Bernadete Pinto dos Santos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui graduação em Bacharelado em Quimica pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1981) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997).Em 1999, realizou Pós-Doutorado na Universidade de Oklahoma (EUA). Em 2001, coordenou o Acordo de Cooperação, celebrado entre a Universidade Federal Fluminense e a Universidade de Oklahoma. Foi chefe do departamento de Físico-Química nos períodos de 2002 a 2004 e 2004 a 2006. Atualmente é professor titular aposentada do Departamento de Físico-Química da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência em ensino de química, educação ambiental, gases do efeito estufa, adsorção sobre sólidos e metodologias de análises de hidrocarbonetos de petróleo. Coordenou a Comissão que elaborou a proposta (APCN) para criação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza. Foi coordenadora da Proposta, submetida à CAPES, para criação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência da Natureza de 2012 até 04 de abril de 2020. É pesquisadora no grupo de pesquisa cadastrado no CNPq denominado Psicologia Histórico Social e Ensino de Ciências. Ministrou cursos para professores do Ensino Médio no Institutos de Química em projetos de extensão de formação continuada de professores. Foi vice-coordenadora do projeto Adequação de Infraestrutura de Laboratórios para Quantificação de Hidrocarbonetos em Amostras de Sedimentos Marinhos Coletados pela Técnica de Piston Core?, financiado pela Agência Nacional de Petróleo-ANP. Foi pesquisadora do projeto P & D, Otimização de metodologias para extração e análises de hidrocarbonetos de petróleo?, financiado pela Agência Nacional de Petróleo-ANP. Participa como pesquisadora de vários projetos de pesquisa em ensino de Ciências. 

Rose Mary Latini, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Possui doutorado (1998) e mestrado (1989) em Geociências-Geoquímica Ambiental, é Licenciada em Química (1987) e possui graduação em Química Industrial (1983). Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense. É professora do Departamento de Físico-Química/UFF e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/ UFF, estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Na Universidade Federal Fluminense desenvolve pesquisas na área de Arqueometria e Ensino de Química. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente e avaliadora em outros periódicos da área de ensino. Lidera, com a Profa. Luiza Rodrigues de Oliveira, o Grupo de Pesquisa Abordagem Histórico Cultural e as Práticas Sociais, cadastrado no Diretório de Grupos/CNPq. Em sua produção os temas principais são Arqueometria, Ensino de Ciências, Química e Ambiente e Educação para o Ambiente. 

Valmir Cândido Sbano, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado V da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Interface Filosofia-Psicologia-Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e seu ensino, sistemas psicológicos, aplicações à psicologia do desenvolvimento e ensino de ciências.

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Published

2021-12-14

How to Cite

Anjos, M. B. dos, Oliveira, L. R. de, Santos, M. B. P. dos, Latini, R. M., & Sbano, V. C. (2021). A Paulo Freire’s work and legacy in the encounter with the black movement:: questions about the training of teachers. Teaching, Health and Environment, 14(esp.), 447-463. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a52487

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