TEOREMAS-EM-AÇÃO E CONCEITOS-EM-AÇÃO NA FÍSICA APLICADA À MEDICINA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21146Abstract
Buscamos analisar três situações-problema que fazem parte de um curso que trata da Física aplicada à Medicina para dar sentido aos conceitos do campo conceitual relativo a Óptica, Eletromagnetismo e Física Moderna. Os nossos objetivos foram: 1) encontrar possíveis teoremas-em-ação e conceitos-em-ação; 2) buscar indícios de aprendizagem significativa; 3) desenvolver uma ficha para cada aluno colocando os pontos que eles apresentam erros ou falta de conhecimento, utilizando tal ficha em uma entrevista semiestruturada. Utilizamos, para tanto, a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Concluímos que na maioria dos casos os alunos nos forneceram indícios de aprendizagem significativa e, portanto, que o material elaborado e implementado é potencialmente significativo.
Palavras-chave: ensino de Física, teoremas-em-ação, conceitos-em-ação, Física aplicada à Medicina, aprendizagem significativa.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.