UNESCO, mulheres e biopoder no Brasil: alguns apontamentos

Autores

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Dolores Cristina Gomes Galindo Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT
  • Marilda Castelar Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA
  • Leandro Passarinho Reis Júnior Doutor em Educação - Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mestre em EDUCAÇÃO pela UEPA. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade da Amazônia (1998), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará (1999), graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Pará (2001) e Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Adjunto I da Faculdade de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFPA e Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA, Linha de Pesquisa: Psicologia, Saúde e Sociedade. Também atua como professor/orientador do Mestrado Profissionalizante no Ensino de Biologia - PROFBIO UFMG/UFPA. Tem experiência na área de EDUCAÇÃO com ênfase em Currículo, Epistemologia, História e PSICOLOGIA SOCIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Inclusiva, Educação em Saúde, Mal-Estar Docente, Psicologia da Educação, Psicologia Social e da Saúde, Perspectivas Foucaultianas e Modos de Subjetivação. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP. Consultor Ad hoc de Pesquisa da Universidade do Estado do Pará - UEPA.
  • Thais Nogueira Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Pedro Paulo Freire Piani Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i3/1052

Palavras-chave:

UNESCO, Brasil, mulheres, biopolítica, disciplina

Resumo

O texto interroga as práticas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) frente às mulheres brasileiras e opera uma analítica dos discursos racistas e utilitaristas que promovem disciplina e regulações securitárias com base na educação e cultura. A preocupação com os direitos violados nos países chamados em desenvolvimento pela UNESCO, e seus designados parceiros se, de um lado, constitui um importante anteparo às violências, de outro, cria condições para práticas disciplinares e securitárias de base neoliberal e mundializada que devem ser problematizadas. As mulheres entram na agenda da UNESCO sob o ângulo da segurança ameaçada e da segurança a realizar traduzido em políticas públicas dirigidas a elas e a seus filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Licenciada em Pedagogia/CESB-GO (2017). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional/UNEB (2017). Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007).Realizou pós-doutorado em Psicologia e Subjetividade, na UFF, sob supervisão da Profa. Dra. Maria Lívia Nascimento. Foi bolsista FAPESP no Doutorado. É professora associada I, na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Foi Conselheira Titular no Conselho Federal de Psicologia (gestão 2011-2013). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2010-2011). É Bolsista de Produtividade do CNPQ-PQ-2. Integra o GT da ANPEPP Subjetividade, conhecimento e práticas sociais, desde 2009. Integra o GT Deleuze da ANPOF. Membro da Diretoria Nacional da ABRAPSO e da Diretoria Nacional da ABEP. É associada à: ABRAPSO, ABRAPEE e ABEP. Participa do Grupo Produção de subjetividade e estratégias de poder no campo da infância e juventude. Coordena o Grupo: Psicologia Social e Política - transversalizando história, filosofia e educação. Realiza estudos sobre Michel Foucault, Gilles Deleuze e Robert Castel, em especial na temática da ontologia histórica do presente e da filosofia política em interface com os processos de subjetivação contemporâneos; também, estuda as práticas de medicalização da educação e judicialização da sociedade; pesquisa processos de resistências na cidade, a arte e a produção de subjetividade. Estudo as relações entre Psicologia, Filosofia contemporanea, História Cultural e Política. 

Dolores Cristina Gomes Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista, campus Assis. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (LABTECC). Diretoria Nacional da ABRAPSO (2016-2017), Conselheira Suplente ULAPSI (2016-2017). É uma das membros fundadoras da Rede Centro-Oeste de Arte, Cultura e Tecnologias Contemporâneas - CO3 e integrou a equipe coordenadora da Red Latinoamericana de posgrados en estudios sobre la cultura - ReLaPec (2014-2016). Foi Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2012-2013), Secretária (2014-2015). É membro associada da ESOCITE.BR - Associação Brasileira dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias. Possui experiência em Psicologia como área interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes interesses de pesquisa: Psicologia, epistemologias e metodologias feministas em Ciência, Tecnologia e Sociedade; Psicologia, governamentalidade e resistências; Psicologia, arte Contemporânea e Raça/Etnia; Psicologia, Feminismos e Literatura de Ficção Especulativa afroindígena. Scopus Author ID 23099606000. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0003-2071-3967

Marilda Castelar, Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, BA

Possui doutorado em Psicologia Social pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Psicologia pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi Conselheira Suplente do CFP - Conselho Federal de Psicologia (Gestão 2010-2013) e Conselheira Presidente do CRPBA Conselho Regional de Psicologia da Bahia (Gestão 2007-2010). Atua como Professora Adjunta no Curso de Psicologia e no Mestrado em Tecnologias em Saúde na EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui experiência na área de Psicologia e em Pesquisa com ênfase nos temas: inclusão social, história e memória da psicologia, psicologia social, relações raciais e direitos humanos. Coordena o Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde inscrito no CNPq e certificado pela BAHIANA. Atua também como Editora Científica Revista Psicologia Diversidade e Saúde https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia - marildacastelar@gmail.com

Leandro Passarinho Reis Júnior, Doutor em Educação - Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mestre em EDUCAÇÃO pela UEPA. Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade da Amazônia (1998), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará (1999), graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Pará (2001) e Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Adjunto I da Faculdade de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFPA e Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA, Linha de Pesquisa: Psicologia, Saúde e Sociedade. Também atua como professor/orientador do Mestrado Profissionalizante no Ensino de Biologia - PROFBIO UFMG/UFPA. Tem experiência na área de EDUCAÇÃO com ênfase em Currículo, Epistemologia, História e PSICOLOGIA SOCIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Inclusiva, Educação em Saúde, Mal-Estar Docente, Psicologia da Educação, Psicologia Social e da Saúde, Perspectivas Foucaultianas e Modos de Subjetivação. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP. Consultor Ad hoc de Pesquisa da Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Psicólogo/UNAMA, Mestre em Educaçao/UEPA. Doutor em educação/UFPA. Professor adjunto I em Educação/UFPA.

Thais Nogueira, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Psicologia, Linha de Pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Transversalizando. Membro do Grupo de Trabalho sobre Infância e Juventude do Conselho Regional de Psicologia - CRP10. Experiência e interesse nos estudos acerca dos direitos das Crianças e dos Adolescentes. 

Pedro Paulo Freire Piani, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade de Medicina. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de Psicologia, Sociedade e Saúde - UFPA, e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva- UFPA. Fez o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1991), Licenciatura em Psicologia na Universidade São Marcos - SP (1997), Mestrado na área de Sociologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), com bolsa CAPES e Doutorado em Psicologia Social na PUC-SP (2007) com bolsa da Fundação Ford. Fez o Curso Seminarístico de Filosofia no Seminário Maior da Arquidiocese de Belém. Foi Pesquisador-associado no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA). Na gestão, foi Diretor Acadêmico no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, Gerente de Ensino e Pesquisa no Hospital de Clinicas Gaspar Vianna, Coordenador Acadêmico do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Atualmente é Gerente de Ensino e Pesquisa no Complexo Hospitalar da UFPA-EBSERH. Foi diretor ad-hoc do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - CEBES. Coordena atualmente o Centro Regional de Referência II UFPA para a Formação na Política sobre Drogas. Pesquisa nas áreas da Psicologia Social e Saúde Coletiva os seguintes temas: infância; saúde mental; grupos e instituições; estudos de ciência.

Referências

DONZELOT, J. Polícia das famílias. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault – uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

EWALD, F. Foucault, a Norma e o Direito. Lisboa: Vega, 1993.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988. v. 1.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999a.

FOUCAULT, M Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999b.

FOUCAULT, M. Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. Coleção Ditos & Escritos, v. 4.

FOUCAULT, M. O nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, M. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GIACÓIA JÚNIOR, O. Sobre direitos humanos na era da bio-política. Kriterion: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 49, n. 118, p. 267-308, dec. 2008. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2008000200002.

KOICHIRO, M. A UNESCO e os desafios do novo século. Brasília: UNESCO, 2002.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Nossa diversidade criadora: Relatório da Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento. Brasília: UNESCO, 1997.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Cultivando vida, desarmando violências: experiência em educação, cultura, lazer, esporte e cidadania com jovens em situação de pobreza. Brasília: UNESCO, 2001.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Construção e identidade: as ideias da UNESCO no Brasil. Brasília: Jorge Werthein/UNESCO, 2002.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Por uma economia com face mais humana. Brasília: UNESCO, 2003.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Relatório Jacques Delors. Educação para o século XXI: um tesouro a descobrir. Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2006.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Mais ética, mais desenvolvimento. Brasília: UNESCO, 2008.

PASSETTI, E. Direitos humanos, sociedade de controle e a criança criminosa. In: COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS/CRP-RJ. (Org.). Direitos humanos? O que temos a ver com isso? Rio de Janeiro: CRP-RJ, 2007. v. 1, p. 63-81.

Downloads

Publicado

2017-12-26

Como Citar

LEMOS, F. C. S.; GALINDO, D. C. G.; CASTELAR, M.; REIS JÚNIOR, L. P.; NOGUEIRA, T.; PIANI, P. P. F. UNESCO, mulheres e biopoder no Brasil: alguns apontamentos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 3, p. 224-230, 26 dez. 2017.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>