EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21153Abstract
As pesquisas acerca do ensino de ciências nos primeiros anos escolares são recentes, haja vista esta etapa da formação ser ainda identificada com um único objetivo – o aprendizado da leitura e da escrita da língua portuguesa. Este fato pode ser explicado, sobretudo, pela constituição das abordagens acerca da aprendizagem científica, que, tradicionalmente, foi vinculada exclusivamente a um momento específico do desenvolvimento psicológico – constituição da capacidade de realizar as operações lógico formais. O artigo apresentado tem por finalidade apresentar e discutir a aprendizagem científica como possibilidade para os anos iniciais, a partir de uma abordagem que valoriza a perspectiva de que aprender ciências significa apropriar-se de um dos códigos sociais que são fundamentais para a possibilidade de exploração e compreensão do meio social e natural, condição fundamental para que a aprendizagem científica se dê em outros estágios da vida. Para tanto, é necessário desenvolver novas interfaces entre a Psicologia do Desenvolvimento e a área de Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Anos Iniciais; Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Formação de Professores.
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