No. 39 (2022): EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Início da audiodescrição da capa da revista  No topo em letras brancas o título: RevistAleph, no canto direito o logo do periódico. Abaixo, em letras menores, na cor azul escuro: Revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUFF. Ano 2022. Edição número 39. ISSN 1807-6211. No centro, em letras brancas título do dossiê: Educação e Democracia, em tamanho menor: permanências e transformações no mundo contemporâneo. No fundo a imagem de uma paisagem da Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá. Sob um céu azul claro, ao longe, vista parcial da Baía de Guanabara, entrecortada pela ponte Rio-Niterói. Mais a frente árvores e um gramado verde escuro. Em um plano mais próximo a imagem de duas corujas pousadas numa mureta. Um raio de sol em diagonal  ilumina parcialmente a paisagem.  No rodapé, em letras miúdas:  Revista com Licença Creative Commons CC; By; SA. Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n. Bloco D - Faculdade de Educação. Sala 536. Telefone: 55 (21) 2629-2706. E-mail: aleph.ese@id.uff.br.  Endereço eletrônico: https://periodicos.uff.br/revistaleph. Facebook: RevistAleph.  Fim da descrição da capa

The pandemic period revealed the different exclusions that we were and still are experiencing in Brazil and in the world. In the year of 2022, in special in the educational field, we reaffirm times of many reunions, of reocupation of the phisical spaces where the experiences of teaching while learning and learning while teaching embody; strengthening the big potencial of, from a progressive point of view, live the big celebration of democracy. But in the dialectical sense which flows life, 2022 also has been a year of anguish and tensions towards the context of socio-political fraying and affront to the Carta Magna of 1988.

Education, in its institutional spaces of knowledge and doings, is constituted as a privileged field to critical exercise and opening to diversity, dealing with themes that may be excluded or destitute from the school context. The possibility to think with other person corroborates the democratic experience composed in a relational, intentional and strategic way.

Published: 2022-12-15

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

Pulsações e Questões Contemporâneas