n.24 (2014) Infância e arte de brincar: educação em movimento

Fascicolo completo

Capa e Expediente

  • Expediente

    Revista Aleph (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39072

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

  • Orientações de envio do artigo para Revista e Normas de Formatação

    Revista Aleph (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39073

Sumário

  • Sumário

    Revista Aleph (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39074

Dossiê Temático

  • CONSTRUIR A HISTÓRIA DO BRINQUEDO: UM DESAFIO CIENTÍFICO / CONSTRUIRE L’HISTOIRE DU JOUET: UN DEFI SCIENTIFIQUE

    Michel Manson (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39075
  • INFÂNCIA(S) EM PERIFERIAS URBANAS: O DIREITO À CIDADE E A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA INFÂNCIA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇAO INFANTIL

    Maria Tereza Goudard Tavares (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39076
  • OS INCONTADOS ALGUMAS (A)NOTAÇÕES SOBRE AS CRIANÇAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PERIFERIA URBANA E SUAS INFÂNCIAS

    Carmen Lúcia Vidal Pérez (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39077
  • INFÂNCIAS, TRADIÇÕES ANCESTRAIS E CULTURA AMBIENTAL

    Léa Tiriba (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39078
  • IMAGENS COMO EPÍGRAFE: IMAGENS LÚDICAS DE EXPERIÊNCIA INFANTIL

    César Donizetti Pereira Leite, Adriana Regina Isler Pereira Leite (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39079
  • INFÂNCIA, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS EM COMUNIDADES INDÍGENAS BRASILEIRAS

    Beleni Saléte Grando (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39080

Experiências Instituintes

  • FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE: O FÓRUM DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

    Carmen Sanches Sampaio, Tiago Ribeiro, Jacqueline de F. dos Santos Morais (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39081
  • A CIRCULAÇÃO DE RECEITAS DE ALFABETIZAÇÃO ENTRE FORMADORES E ALFABETIZADORES

    Ludmila Thomé de Andrade (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39082
  • Contar & Encantar: histórias que nos formam

    Andrea Serpa (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39083
  • DA UNIVERSALIZAÇÃO À QUALIDADE DO ENSINO: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO

    Marlene Maria Machado da Silva, Ana Lydia B. Santiago (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39084
  • I ENCONTRO DE DOCENTES DA UFF: CONSIDERAÇÕES E RESUMOS

    Cláudia Borges (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39085

Pulsações e Questões Contemporâneas

  • O PRINCÍPIO DA INCERTEZA E O SISTEMA NUMEROFÓNICO DE ASCHERO, NA PERSPETIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO

    Fernando José Monteiro da Costa (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39086
  • ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-PRÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DA PSICANÁLISE NA EDUCAÇÃO

    Cristiana Carneiro, Carlos Eduardo Oliva, Camila de Moraes Barbalho, Marcelle Santos de Carvalho (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39087
  • DA VISÃO CEGA: HISTÓRIA, FICÇÃO E EPISTEMOLOGIA

    Garrolici de Fatima Peixoto de Alvarenga, Luiz Antonio Botelho Andrade, Edson Pereira Silva (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39088
  • ESPIRITUALIDADE DESDE O PONTO DE VISTA FILOSÓFICO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES

    Maria Verónica Pascucci (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39089
  • PASSEIOS DA INFÂNCIA: DIÁLOGOS EM BUSCA DE SENTIDOS

    Monica Silvestri (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39090
  • AS CRIANÇAS, OS ANIMAIS E SUAS BRINCADEIRAS: UM TRAÇO IMPORTANTE DA CULTURA LÚDICA

    Rogério Costa Würdig (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39091
  • OS MÚLTIPLOS FIOS QUE SE ENTRELAÇAM NA TRAMA ESCOLAR

    Marina Bueno (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39092
  • EDUCAÇÃO E SAÚDE: ESTRATÉGIAS ANDRAGÓGICAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

    Shirlene Costa Junqueira (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39093
  • A IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO NA EDUCAÇÃO E IMPLICAÇÕES PARA A POPULAÇÃO NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

    Paulo Martins Dias (Autore)
    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i22.39094