A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: ENTRE AS PRÁTICAS E TEORIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i0.39211Parole chiave:
Formação docente, Currículo, Pedagogia,Abstract
Este artigo discute a relação entre prática e teoria na formação docente do Curso de Pedagogia da UFF, destacando o papel do componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP). A fim de traçarmos o processo de formação que temos e o processo de formação que queremos, apresentamos o histórico do processo de implantação do componente curricular no curso de Pedagogia da UFF e retomamos as concepções e práxis explicitadas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de graduação, que se concentram em quatro dimensões de formação do pedagogo: profissional, estética, epistemológica e política. Finalmente, tecemos considerações sobre os cenários atuais, destacando o panorama político e o perfil dos nossos estudantesDownloads
Riferimenti bibliografici
FEUFF. Diagnóstico da comissão PPE/PPP. Niterói, 2014.
FEUFF. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Disponível em: http://www.feuff.uff.br/index.php/curriculos Acesso em: 20 jun. 2016.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2017 Edith Ione dos Santos Frigotto, Eunice Shilling Trein, Marcos Pinheiro Barreto, Maria Teresa Esteban do Valle, Mylene Cristina Santiago
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).