Núm. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise

					Ver Núm. 9 (2018): Acesso e permanência na Educação Superior em tempo de crise
Publicado: 2018-11-27

Editorial

  • Editorial

    Zuleide S. Silveira, Dinah Vasconcellos Terra
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.510

Dossiê Temático

  • ANÁLISE DA AMPLIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL A PARTIR DO PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO UNIVERSITÁRIA: as novas universidades federais

    Milene Siqueira Vicente, Sabrina de Oliveira Moura Dias, Bárbara Harumy Sano
    07-40
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.480
  • ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL desafios para a análise do ensino público superior brasileiro

    Anderson Paulino da Silva
    41-68
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.483
  • EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: permanência de estudantes e rentabilidade do setor privado

    Marco Aurelio Nunes de Barros, Hildete Perreira de Melo Hermes de Araujo
    69-106
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.489
  • FORMAÇÃO E PERFIL ESTUDANTIL: aproximações com vistas à permanência do estudante

    Maria das Graças Martin da Silva, Jackeline Nascimento Noronha da Luz, Patrícia Simone Nogueira
    107-130
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.490
  • EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: tendências e resultados de pesquisa

    Franciele Santos de Lima, Nadir Zago
    131-164
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.481
  • PRODUTIVISMO ACADÊMICO E PERCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFF NITERÓI

    Rosane Barbosa Marendino, Heloíza Carla Cardoso Lisbôa, Jean Pablo Silva de Lima
    165-191
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.476
  • O ACESSO E PERMANÊNCIA DAS CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: trajetória escolar de uma estudante da Universidade Federal Fluminense

    Regina Lúcia Cerqueira Dias, Izabela Mathias dos Santos Silva
    192-219
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.477
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO: o caso da UFRJ

    Amanda Gonçalves da Silva, Joyce Soares Pessanha, Mariane Brito da Costa
    220-244
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.493
  • ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS POBRES NOS CURSOS MAIS SELETIVOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE-UFAC, CAMPUS FLORESTA

    Adriana Martins de Oliveira, Ednaceli Abreu Damasceno
    245-278
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.500
  • ESTRATIFICAÇÃO EDUCACIONAL E DESIGUALDADES NO SUCESSO ACADÊMICO EM MEDICINA E EM SERVIÇO SOCIAL

    Lucinete Marques Lima, Angelo Rodrigo Bianchini, Ellen Patrícia Braga Pantoja
    279-312
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.494

Entrevista - Dossiê Temático

  • PORTUGUESES E BRASILEIROS NA UNIVERSIDADE PORTUGUESA: aspectos sobre acesso e permanência

    Hustana Maria Vargas, Amanda Gonçalves da Silva
    313-329
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.491

Documento - Dossiê Temático

Resenha - Dossiê Temático

  • OLHARES MÚLTIPLOS SOBRE DESIGUALDADE DE TRAJETÓRIAS ESTUDANTIS NO ENSINO SUPERIOR

    Carolina Zuccarelli
    330-334
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.478
  • ESTUDO E TRABALHO NA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NOTURNO: antigas dificuldades, novos enfrentamentos

    Lourranny Santos Paixão da Conceição, David Gonçalves Soares
    335-341
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.488
  • EDUCAÇÃO E GOVERNO: do nascimento ao desenvolvimento da sala de aula

    Thamires Senem
    342-348
    DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.499

Artigo - Fluxo contínuo