LINGUAGENS VISUAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A BUSCA POR UM NOVO OLHAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21057Abstract
RESUMOEste trabalho tem por objetivo fazer um relato analisado da introdução da temática ambiental nas disciplinas de Desenho e Artes, no segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro. O tema meio ambiente urbano serviu de base para a proposta, na qual utilizamos como recursos midiáticos a fotografia e o grafite por considerarmos que estas duas linguagens visuais transitam com facilidade no mundo dos jovens estudantes. Utilizamos a observação participante para levantar dados: observações, textos, fotos e desenhos produzidos pelos alunos que
foram empregados na análise textual discursiva. Os dados revelaram que o conceito de meio ambiente, inicialmente relacionado a uma visão naturalista, foi abrindo espaço
para uma visão mais ampla de ambiente, evidenciando que tais propostas favorecem o estabelecimento de relações entre os saberes e para uma leitura de mundo mais significativa.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Linguagens Visuais, Meio Ambiente Urbano
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