n. 37 (2021): INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Descrição da capa  Centralizado em letras brancas sobre fundo azul marinho: RevistAleph. Revista vinculada do Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUFF. ISSN 1807-6211. Centralizado em amarelo: Instituições de educação superior na pandemia: desafios e possibilidades. Ao fundo, traços coloridos se conectam entre si formando uma rede de conexões. No rodapé em letra brancas sobre o fundo azul marinho: Edição número 37 - Ano 2021.2.  Rua  Professor  Marcos  Waldemar  de  Freitas  Reis s/n.  Bloco  D  -  Faculdade  de  Educação. Sala  536.  Telefone:  55  (21)  26292706. E-mail: revistaleph@gmail.com.   Site: revistaleph.uff.br.   Faceboook: Revista Aleph.  Abaixo, a logomarca da Licença Creative Commons Atribución.

Para Boaventura (2021), a pandemia descortinou a crise social planetária, além de agravá-la. O vírus da Covid-19 implantou maior insegurança nas relações interpessoais para os sujeitos não céticos e apresentou o perecimento pela circunstância, que passou a acometer anciãos, depois adultos, seguidos de jovens e até mesmo crianças e bebês. O medo foi instalado sem reconhecer sequer as fronteiras entre as nações. Importante: todo tipo de nação ou cidadão, incluindo nativos e imigrantes. [...]

A gravidade da doença, no entanto, não foi menos preocupante que a sua rápida disseminação pelo planeta. A dinâmica da vida mudou radicalmente. Instaurou-se uma intensa luta coletiva pela sobrevivência. Pesquisadores e profissionais de saúde do mundo inteiro protagonizaram a saga, orientando protocolos de prevenção, criando vacinas e enfrentando disputas entre os interesses específicos do capital. [...]

  A web passou a ser a principal via de interação humana. No mundo inteiro, pessoas com acesso à rede se conectaram, buscando informações sobre a doença e também sobre como continuar o fluxo de afetos,  trabalho e  estudos, de maneira remota. No campo da Educação, as instâncias de formulação de políticas educacionais se mobilizaram para encontrar caminhos que permitissem a continuidade dos processos de formação em todas as etapas de educação, alguns dos quais bastante questionados do ponto de vista das necessárias articulações para garantia de processos de decisão democráticos. 

Este número da RevistAleph traz um recorte do quadro de acontecimentos a partir do olhar de integrantes e convidados do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), uma rede internacional de professores, gestores, técnicos e pesquisadores[2], que se constitui de profissionais de Instituições de Educação Superior, interessados no diálogo com os movimentos sociais, comunidades tradicionais e diferentes grupos guiados pelos princípios de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica na educação. Os textos expressam de forma diversa os  processos de reflexão e decisão em diferentes instâncias de atuação dos autores, ao longo de  2020, quando o conhecimento sobre a doença ainda era muito pouco em relação ao que se precisava saber sobre como trilhar caminhos mais seguros para a preservação da vida. 

Descrição da capa

Centralizado em letras brancas sobre fundo azul marinho: RevistAleph. Revista vinculada do Programa de Pós-Graduação em Educação - FEUFF. ISSN 1807-6211. Centralizado em amarelo: Instituições de educação superior na pandemia: desafios e possibilidades. Ao fundo, traços coloridos se conectam entre si formando uma rede de conexões. No rodapé em letra brancas sobre o fundo azul marinho: Edição número 37 - Ano 2021.2.

Rua  Professor  Marcos  Waldemar  de  Freitas  Reis s/n.  Bloco  D  -  Faculdade  de  Educação. Sala  536.  Telefone:  55  (21)  26292706. E-mail: revistaleph@gmail.com. 

Site: revistaleph.uff.br. 

Faceboook: Revista Aleph.

Abaixo, a logomarca da Licença Creative Commons Atribución.

Publicado: 2021-12-13

Edição completa

Capa e Expediente

  • Capa e ficha

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.52443
    Revista Aleph
  • Equipe Editorial

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.52444
    Revista Aleph

Avaliadores desse número

  • Avaliadores

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.52445
    Revista Aleph

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

  • Orientações e normas

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.52446
    Revista Aleph

Sumário

  • Sumário

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.52447
    Revista Aleph

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.52448
    Revista Aleph

Autores Convidados

  • A ESCOLHA DE SOFIA: MOTIVAÇÕES DOS(AS) ESTUDANTES DA UFF NA ELEIÇÃO DA UNIVERSIDADE E DA GRADUAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51048
    Joaci Pereira Furtado, Rosane Barbosa Marendino (Autor)

Dossiê Temático

  • O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE CABO VERDE

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50567
    Aleida Patrícia Monteiro Furtado (Autor)
  • A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PRÁTICA DE ESTÁGIO DESAFIADA

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50522
    Lucimar Rosa Dias, Hissae Janice Pereira (Autor)
  • A EXPERIÊNCIA DESAFIADORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO SUPERIOR REMOTO

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51521
    Mírian Pereira Bohrer, Rita de Cássia Morem Cossio Rodriguez (Autor)
  • A PANDEMIA E AS ATIVIDADES REMOTAS: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO MESTRADO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC)

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50696
    Marilândes Mól Ribeiro de Melo, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, Idorlene da Silva Hoepers (Autor)
  • ENSINO REMOTO EM CONTEXTO DE PANDEMIA EM DUAS UNIVERSIDADES DO NORDESTE DO BRASIL: UFC E UERN UFC E UERN

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50549
    Disneylândia Maria Ribeiro , Francisca Maurilene do Carmo, José Mendes Fonteles Filho (Autor)
  • POLÍTICA DE INCLUSÃO PARA O ENSINO REMOTO: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ NO CONTEXTO DA COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50527
    Adriana Campani, Rejane Maria Gomes da Silva, Virginia C´élia Cavalcante Holanda (Autor)
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS: AÇÃO COLABORATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50523
    Vinicius Iuri de Menezes, Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Lorinisa Kanaak da Costa (Autor)
  • HIPERTEXTO AUDIOIMAGÉTICO PARA USO NA EDUCAÇÃO REMOTA E PRESENCIAL

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50624
    Luiz Antonio Botelho Andrade, Felipe Xavier Neto (Autor)
  • NECESSÁRIAS NEGOCIAÇÕES DURANTE AS AULAS REMOTAS NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UERJ DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51557
    Cláudia Hernandes Barreiros Sonco, Shirlei Barros do Canto (Autor)
  • LA DOCENCIA DESDE CASA: EXCLUSIONES Y ALTERIDADES EN CONTEXTO, UNA AUTOETNOGRAFÍA EXCLUSIONES Y ALTERIDADES EN CONTEXTO, UNA AUTOETNOGRAFÍA

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51221
    Nicanor Rebolledo, María del Pilar Miguez (Autor)

Entrevista

  • LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA. ENTREVISTA COM O PRÓ-REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.51489
    Márcia Maria e Silva, Francisco Vanderlei Ferreira da Costa, Jancarlos Menezes Lapa (Autor)

Resenha científica